Petroleiros reagem às chantagens da gestão da Petrobrás com sonoro não ao rebaixamento do ACT

Assembleia no Edifício Sede da Petrobrás em Vitória/Foto: Sindipetro ES

Iniciadas na terça-feira, 23, as assembleias estão rejeitando expressivamente a contraproposta rebaixada apresentada pela gestão da Petrobrás e subsidiárias para o Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023.

Em diversas bases, os indicativos da FUP e de seus sindicatos, de prorrogação do ACT e de continuidade da negociação, estão sendo referendados por unanimidade, à despeito da pressão das gerências, que têm comparecido às assembleias, tentando intimidar os trabalhadores.

A resposta da categoria tem sido um sonoro não ao desmonte do ACT e ao assédio moral que está sendo praticado na maioria das unidades, onde os gestores estão ameaçando fazer a transição para a CLT, no intuito de que os trabalhadores aceitem um acordo com retrocessos.

Desde as primeiras votações, o tom das assembleias é de indignação e de repúdio à retirada de direitos e às chantagens das gerências para tentar desmobilizar e dividir a categoria. Está mais do que evidente que o objetivo da gestão da Petrobrás é desmontar o ACT, facilitando, assim, as privatizações e chancelando a demissão em massa nas unidades colocadas à venda.

As assembleias nas bases da FUP prosseguem ao longo da semana, com prazo de conclusão no dia 03 de setembro. Veja abaixo o quadro dos sindicatos.

Indicativos que estão sendo aprovados nas assembleias:

  • Rejeitar a terceira contraproposta apresentada pela Petrobrás e subsidiárias
  • Intensificar as mobilizações, com realização de paralisações pipoca, operações padrão por segurança e outras ações que serão realizadas com a participação da base
  • Referendar a cobrança já feita pela FUP de prorrogação do ACT até o fim das negociações, com garantia da data-base
  • Autorizar a FUP a retomar as negociações, diretamente com o RH da Petrobrás ou sob Mediação do TST, priorizando seis pontos que atacam diretamente o ACT

Pontos que a FUP e seus sindicatos querem avançar na negociação:

  • Garantia de emprego no Sistema Petrobrás
  • Manutenção dos Acordos Regionais do NF (Dia de Desembarque, Turno da Manutenção e Auxílio Deslocamento)
  • Limite de 13% para descontos da AMS
  • Preservação dos adicionais de gasodutos e da operação da mestra nacional (Transpetro)
  • Fim dos ataques à organização sindical
  • Manutenção da relação trabalho x folga em 1 x 1,5, no regime de turno de 12h nos prédios administrativos

» Como em 2019, assembleias responderão às ameaças da gestão da Petrobrás com rejeição em massa de ACT rebaixado


Resultados parciais das assembleias

Sindipetro Espírito Santo

As primeiras assembleias no Espírito Santo aprovaram por unanimidade, na terça (23), os indicativos da FUP durante consulta aos trabalhadores na sede da Petrobrás e no aeroporto de Vitória, durante o embarque e desembarque para as plataformas.

Nesta quarta, 24, foi realizada a maior assembleia das bases do Sindipetro, com participação expressiva dos trabalhadores do EDIVIT, edifício sede da Petrobrás, em Vitória.

Assembleia histórica no Edivit/Foto: Sindipetro ES

Mesmo com a presença ostensiva de dezenas de gerentes e empregados com cargos de confiança, a categoria não se deixou intimidar e rejeitou por ampla maioria (76% dos votos) a contraproposta rebaixada apresentada pela empresa.

No Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), os trabalhadores também aprovaram por unanimidade os indicativos do Sindipetro ES e da FUP.

Terminal da Transpetro em Barra do Riacho/Foto: Sindipetro ES

Sindipetro Unificado de São Paulo

As assembleias começaram na terça-feira (23), com aprovação massiva dos indicativos da FUP e do sindicato. No Terminal de Barueri, em São Paulo, a contraproposta da Transpetro teve 100% de rejeição dos trabalhadores na assembleia. Na Replan, a primeira assembleia, com o G2 e o HA,  teve 91% dos votos contrários ao desmonte do ACT.

Primeira assembleia na Replan/Foto: Itamar Sanches

Nesta quarta, segundo dia de assembleia na Replan, o resultado foi de 95% de votos do G3 a favor dos indicativos da FUP e do sindicato. No Terminal de Guararema, a consulta aos trabalhadores nesta quarta (24) contou com a participação do coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, que está rodando o país, acompanhando as principais assembleias. A categoria também rejeitou a contraproposta da Transpetro, sem se deixar intimidar pela presença dos gerentes.

Coordenador da FUP participa de assembleia no Terminal de Guararema/Foto: Sindipetro SP

Sindipetro Paraná e Santa Catarina

Nas bases do Sindipetro PR/SC, o calendário de assemleias foi aberto na terça (23), no Terminal Transpetro de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde a categoria aprovou os indicativos da FUP por unanimidade, mostrando unidade na luta pela manutenção dos direitos e por segurança no emprego. As assembleias prosseguem até primeiro de setembro.

Assembleia no Tefran, terminal da Transpetro/Foto: Sindipetro PR-SC

Sindipetro Norte Fluminense

No Norte Fluminense, as assembleias começaram terça (23), nas plataformas e no Terminal de Cabiúnas, onde os trabalhadores aprovaram os indicativos da FUP por unanimidade. A rejeição expressiva à contraproposta da Petrobrás tem sido a marca das assembleias, com participação massiva dos petroleiros.

Assembleia em Imboassica (parque de tubos)/Foto: Sindipetro NF

Em Imboassica (parque de tubos), a rejeição à contraproposta da empresa foi referendada por ampla maioria, à despeito da tentativa de intimidação dos gerentes que participaram da assembleia desta quarta. O mesmo ocorreu na assembleia com os trabalhadores lotados na sede administrativa de Imbetiba. Ambas bases de Macaé.

Assembleia em Imbetiba, em Macaé/Foto: Sindipetro NF

Sindipetro Duque de Caxias

Na Refinaria de Duque de Caxias (REDUC/RJ), o primeiro grupo consultado nesta quarta (24) aprovou com 94 % dos votos o indicativo de rejeição da proposta de Acordo Coletivo da Petrobrás.

Assembleia na Reduc/Foto: Sindipetro Duque de Caxias

Sindipetro Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a primeira assembleia realizada na REFAP também teve expressiva participação dos trabalhadores nesta quarta e aprovou com 100% dos votos o indicativo de rejeição da contraproposta que retira direitos da categoria e chancela demissões. Assembleias prosseguem até o dia 02 de setembro.

Primeira assembleia com trabalhadores da Refap/Foto: Sindipetro RS

Assembleias nas demais bases da FUP

Em Minas Gerais a consulta aos trabalhadores começa nesta quarta-feira à noite.

Em Pernambuco e Paraíba, no Amazonas, no Ceará e no Rio Grande do Norte, as assembleias terão início na quinta, 25.

Na Bahia, será realizada uma assembleia única no sábado, dia 27.

[Da comunicação a FUP]