Petroleiros participam de caminhadas com Lula no Nordeste em defesa da Petrobrás e da Soberania Nacional

Petroleiros e petroleiras sabem muito bem o que está em jogo no dia 30 de outubro e por tal motivo estão nas ruas em defesa da democracia e na luta pela Soberania Nacional

[Da Comunicação da FUP] 

O ex-presidente Lula tem gerado manifestações massivas por onde passa. Repetindo a ampla mobilização e a festa popular que agitaram Salvador na quarta-feira (12), Lula foi recebido nos braços do povo em Aracaju, nesta quinta-feira (13) e no Recife nesta sexta-feira (14). Rumo ao segundo turno, petroleiros e petroleiras da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados não poupam esforços e estão acompanhando as mobilizações em todo o Brasil. A luta em defesa da Petrobrás tem uma batalha chave no dia 30 de outubro e a categoria tem plena consciência do seu papel. 

SALVADOR

Foto: Ricardo Stuckert.

Na quarta-feira Lula foi recebido na Bahia com uma ato gigantesco, que reuniu milhares de pessoas na orla de Salvador. O ex-presidente discursou sobre o Dia das Crianças e a necessidade urgente do combate à fome e da reconstrução do Brasil. Petroleiros e Petroleiras do Sindipetro-Bahia estiveram presentes no ato. 

 

ARACAJÚ

WhatsApp Image 2022-10-13 at 4.47.42 PM (2) WhatsApp Image 2022-10-13 at 4.47.40 PM WhatsApp Image 2022-10-13 at 4.47.42 PM (1) WhatsApp Image 2022-10-13 at 4.47.45 PM WhatsApp Image 2022-10-13 at 4.47.40 PM (1)
<
>
Foto: Ricardo Stuckert.

 

Ao lado do candidato ao governo de Sergipe Rogério Carvalho, Lula conclamou os sergipanos a lutar pela democracia e por um projeto de reconstrução do Brasil. Na multitudinária caminhada, os petroleiros e petroleiras tiveram papel de honra: carregar a bandeira do Brasil.

O artista, a obra, e o presidente Lula.

A bandeira que o bolsonarismo tentou sequestrar do povo brasileiro, mas que carrega com ela a história de luta do nosso povo por dias melhores, e a defesa da Soberania Nacional, atacada e entregue após o golpe de 2016 e durante o governo Bolsonaro, o governo que já vendeu mais ativos da Petrobrás, muitos deles a preço de banana. Uma verdadeira guarda laranja carregou o símbolo pátrio, de 50 x 30 metros. 

Além disso, os petroleiros e petroleiras entregaram a Lula uma obra de arte, realizada pelo renomado artista plástico sergipano, Antônio da Cruz, que também é petroleiro. A obra leva como título “A boca que ri do grito”. Antônio é conhecido como “o poeta do aço”, pois utiliza esse material para modelar suas obras, que trazem um caráter poético e questionamentos filosóficos. 

RECIFE

FfDR3tLXgAwSaki FfDR26EWQAEtj2E FfDR3V9XEAAPKzF
<
>

Um dia após o pífio ato do presidente Bolsonaro na cidade, Lula lotou as ruas da capital pernambucana. E os petroleiros lá estiveram também,  carregando a bandeira brasileira e dando o recado: estamos do lado de quem defende a democracia e sabe cuidar do povo. As falas recentes do atual presidente demonstraram mais uma vez seu desprezo pelo povo nordestino, região onde Lula conquistou mais de 66% do eleitorado. 

Petroleiros de Pernambuco na luta em defesa da democracia.