Petroleiros organizam greve no Sistema Petrobrás

Os sindicatos iniciaram esta semana as assembléias para aprovação do indicativo da FUP de greve de cinco…

Imprensa da FUP

Os sindicatos iniciaram esta semana as assembléias para aprovação do indicativo da FUP de greve de cinco dias a partir de 23 de março, com controle de produção e reavaliação do movimento no quinto dia. A FUP estabeleceu prazo até o dia 18 de março para que a Petrobrás apresente uma proposta que responda às reivindicações dos trabalhadores. Qualquer proposta após esta data só será avaliada durante a greve, que tem como eixos o pagamento de uma única vez da PLR 2008, com valores condizentes com os resultados produzidos pelos trabalhadores; negociação do regramento das PLRs futuras; garantia dos postos de trabalho no Sistema Petrobrás; condições seguras de trabalho para dar um basta aos acidentes e mortes na empresa e restabelecimento do extraturno para todos os petroleiros.

Preparar-se para o embate

A FUP orientou os sindicatos a realizarem setoriais e seminários regionais para organização e qualificação da greve. Os trabalhadores devem preparar um movimento impactante e coeso em todo o país, com o controle da produção nas unidades de E&P, refinarias e terminais. O embate será duro e é preciso que a categoria responda com contundência aos ataques da Petrobrás. O corte do pagamento do extraturno na Replan foi a gota d`água de uma série de arbitrariedades praticadas pela empresa sob a justificativa da crise financeira.
Os petroleiros de Paulínia responderam com greve ao ataque da Petrobrás, deixando claro que não aceitam os ônus de uma crise, cuja conta está sendo imposta à classe trabalhadora. Agora é hora de toda a categoria petroleira somar forças, se organizar e ir à luta em defesa de seus direitos.