Petroleiros nas ruas para barrar a 11ª Rodada!

alt

alt

FUP

Mobilizações agitam o país de segunda a quarta. Rio e Brasília terão manifestação nacional

A FUP e seus sindicatos voltam às ruas nesta segunda (13) e terça-feira (14) para denunciar à sociedade brasileira os prejuízos que os leilões de concessão do petróleo tem imposto ao país e exigir do governo a imediata suspensão da 11ª Rodada, prevista para os dias 14 e 15. Junto com as centrais sindicais, MAB, MST, UNE e diversos outros movimentos sociais, os petroleiros mais uma vez defenderão a soberania nacional, lutando contra a entrega do nosso petróleo.

Haverá manifestações no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília, onde a FUP e demais entidades que compõem a Plataforma Operária e Camponesa para a Energia entregarão à presidenta Dilma uma carta assinada por mais de 50 entidades, cobrando o cancelamento da 11ª Rodada.  No Rio de Janeiro,  a manifestação será na terça-feira, 14, em frente ao Hotel Royal Tulip, em São Conrado, onde será realizado o leilão. A FUP orientou os seus sindicatos a enviarem caravanas para o ato, bem como realizarem mobilizações locais.

A retomada dos leilões de concessão é um retrocesso para o país e um ataque à soberania nacional. A 11ª Rodada entregará às multinacionais reservas de petróleo estratégicas, que contêm pelo menos 35 bilhões de barris, o que representa um patrimônio de mais de três trilhões de dólares. Em troca, as empresas pagarão um bilhão de dólares. Além de denunciar esse crime de lesa-pátria, os movimentos sociais também se manifestarão contra a privatização das barragens hidrelétricas, outro ataque ao patrimônio público, que coloca em risco a soberania energética do país.

Ato na Avenida Paulista mobilizou o Edisp

alt

Na quinta-feira, 09, a sede da Petrobrás em São Paulo amanheceu colorida de verde, amarelo e vermelho, com as bandeiras que a FUP, o Sindipetro Unificado-SP, CUT, UNE e outras organizações fizeram tremular. A manifestação agitou a Avenida Paulista e deu a largada na luta dos movimentos sociais para barrar a 11ª Rodada.

Todo petróleo tem que ser nosso! Participe das manifestações

  • Brasília: manifestação na segunda, 13, da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia em frente ao Ministério das Minas e Energia
  • Rio de Janeiro: ato nacional na terça-feira, 14, a partir das 09 hora, em frente ao Hotel Royal Tulip, em São Conrado, onde será realizado o leilão
  • Belo Horizonte: ato na terça, 14, a partir das 09 horas, na Praça Milton Campos
  • Curitiba: ato na segunda, 13, a partir das 09h30, na Praça Santos Andrade
  • São Paulo: panfletagens entre os dias 13 e 15, nos metrôs da capital

Ação na justiça cobra a suspensão do leilão

A FUP e o Sindipetro-PR/SC ingressaram com Ação Civil Pública na 2ª Vara da Justiça Federal de Curitiba cobrando a suspensão da 11ª Rodada de Leilões, prevista para os dias 13 e 14. A ação denuncia a inconstitucionalidade dos leilões de “concessão” de petróleo. Além disso, a Ação questiona a licitação de blocos da Bacia do Espírito Santo, já que nesta região há grandes possibilidades de existência de reservas do pré-sal, que estão enquadrados no regime de partilha, através da Lei 12.352/2010, e, portanto, não podem ser objeto de “concessão”. A FUP e o Sindipetro cobram a imediata retirada destas reservas da 11ª Rodada.