Petroleiros lotam assembleia e aprovam pauta da campanha reivindicatória

 

Sindipetro-BA

Centenas de petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas participaram no sábado (3\8), da assembleia geral extraordinária realizada na sede do Sindipetro Bahia e que aprovou diversas ações que vão nortear a campanha reivindicatória da categoria no período 2013-2015.  Entre as principais reivindicações aprovadas estão reposição da inflação pelo ICV/Dieese, ganho real de 5%, além das cláusulas referentes às condições de trabalho, saúde e segurança, previdência, benefícios, regimes e jornadas.

A assembleia prestou ainda uma homenagem aos demitidos da greve de 1983, com mostra de um vídeo sobre o movimento grevista, teve a participação do jornalista e escritor Emiliano José, que lançou e autografou o livro – Galeria F- Lembranças do mar cinzento (IV), Golpe, Tortura, Verdade”- e a apresentação do novo programa de informação, política e cultura na web do sindicato, chamado Diálogo.

Na assembleia, os petroleiros debateram das 9h30 às 13h a maioria das cláusulas da campanha reivindicatória – a data base da categoria é setembro – tirou dúvidas e aprovou pontos como a inclusão da negociação do regramento das PLR`s futuras no ACT 2013-2015 . Também foi  referendada  a pauta de reivindicações da ativa e dos aposentados, que já havia sido aprovada no IV  Plenafup; a categoria autorizou ainda  a Federação Única dos Petroleiros\FUP a estabelecer e conduzir o processo de negociação com a Petrobrás. Outro importante ponto aprovado foi o estado de assembleia permanente durante a campanha reivindicatória.

Calendário da campanha aprovado na assembleia

06 de agosto– Entrega da Pauta de Reivindicações à Petrobrás, Transpetro e PBio , e Dia Nacional de Luta

20 a 23 de agosto– Negociação com a empresa e mobilizações nas bases

05 de setembro– Grande Ato Nacional em defesa da soberania brasileira e contra os leilões do petróleo do Brasil.