Petroleiros lamentam falecimento de Clarckson Nascimento, ex-diretor da FUP e da FNP

A direção nacional da FUP lamenta o falecimento do petroleiro Clarckson Messias Araújo do Nascimento, ocorrido nesta quinta-feira, 07, após um infarto.  Manifestamos nosso pesar e solidariedade aos seus familiares, amigos e companheiros de militância política e sindical.

Diretor do Sindipetro Sergipe/Alagoas, Clarckson participou ativamente das grandes lutas sindicais da década de 80, que resultaram na criação da CUT e na formação do Comando Nacional Petroleiro, organização que precedeu a criação da Federação Única dos Petroleiros.

Na Petrobrás, ele atuou por 44 anos, até se aposentar, em janeiro deste ano. Como militante e dirigente sindical, participou de greves históricas da categoria petroleira no período de redemocratização do país (1983, 1987) e contra a quebra do monopólio da Petrobrás (1994 e 1995).

Na FUP, Clarckson esteve à frente das secretarias de saúde e segurança, de formação sindical e do setor jurídico, participando de todas as gestões da entidade até 2006, quando ocorreu a dissidência conduzida pelo PSTU, que resultou na criação de uma frente nacional de oposição, posteriormente constituída como FNP, onde foi dirigente.

Os impactos da fragmentação que essa decisão equivocada causou às lutas da categoria petroleira ainda não foram superados, mas, apesar das divergências políticas e sindicais, a direção da FUP jamais perdeu de vista o entendimento de que o inimigo da classe trabalhadora não é o oprimido, e sim o opressor.

Clarckson dedicou a vida às causas da classe trabalhadora e à luta socialista e esse legado jamais será apagado.

Clarckson Messias Araújo do Nascimento, presente!

E tenho dito!