Petroleiros iniciam mobilização nesta quarta. Sem permissão, não há trabalho na Petrobrás!

De norte a sul do país, os trabalhadores do Sistema Petrobrás atenderam ao chamado da FUP e aprovaram …

Imprensa da FUP







De norte a sul do país, os trabalhadores do Sistema Petrobrás atenderam ao chamado da FUP e aprovaram em assembléias as mobilizações indicadas para esta quarta-feira, 18, e o próximo dia 02. No Norte Fluminense, Duque de Caxias, São Paulo (Campinas, Mauá e terminais), Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pernambuco, Paraíba e Bahia, a categoria suspenderá por 24 horas a emissão de Permissões de Trabalho (PTs). A FUP orienta os trabalhadores a denunciarem ao sindicato as tentativas de emissão de PT insegura por parte das gerências. Qualquer incidente provocado por este tipo de atitude da chefia também deve ser relatado ao sindicato. 

 

Na Regap, operação padrão já começou

Em Minas Gerais, os petroleiros da Regap estão realizando o movimento Hora Cheia, com operações padrões a cada hora, desde a manhã de segunda-feira (16). A mobilização prosseguirá até as 23h30 desta quarta-feira (18), com participação do turno e dos trabalhadores do regime administrativo.

 

Corte de rendição na Replan e nos terminais de Barueri e Guarulhos

Na Replan e nos terminais de Barueri e Guarulhos, bases do Sindipetro Unificado-SP, os trabalhadores aprovaram cortar a rendição dos turnos, além de suspender por 24 horas as emissões de PTs. Os trabalhadores da Replan, em Campinas, já iniciaram nesta terça (17) à noite o corte de rendição, suspendendo a partida da unidade de craqueamento. Além da mobilização pela PLR e condições seguras de trabalho, os petroleiros da refinaria estão lutando contra a ameaça da Petrobrás de retirar o extraturno dos trabalhadores que foram admitidos após 1999. Os petroleiros aprovaram uma greve de cinco dias na Replan, a partir do dia 02 de março (data da outra mobilização nacional indicada pela FUP), se a empresa não recuar em mais este ataque contra os direitos da categoria.

 

Na Bacia de Campos, mobilização intensificada pela luta por segurança nos vôos

Em pelo menos 23 plataformas da Bacia de Campos, os trabalhadores intensificarão a mobilização indicada pela FUP, agregando também a luta por segurança nos vôos. Os petroleiros do Norte Fluminense estão em campanha permanente para por um fim aos constantes acidentes e incidentes com aeronaves que transportam os trabalhadores para as plataformas da região. São 97 vôos diários, com embarques e desembarques de petroleiros em Macaé e Campos, cujas condições de insegurança são rotineiramente denunciadas pelo Sindipetro-NF. Nesta quarta, a categoria suspenderá por 24 horas a emissão de PTs, cobrando, mais uma vez, da Petrobrás respeito à vida dos trabalhadores e a abertura imediata das negociações da PLR.

 

Orientações da FUP para a mobilização desta quarta

– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT
– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos
– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente
– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização

 

Mobilização continua no dia 02/03

A luta pela PLR, pelo cumprimento dos acordos e por condições seguras de trabalho para todos os petroleiros continua, com uma nova mobilização nacional no dia da 02 de março. Dia 04, o Conselho Deliberativo da FUP reúne-se para avaliar o quadro nacional das mobilizações e discutir novos encaminhamentos.

 

  • 18/02: 24 horas sem emissão de PTs
  • 02/03: Mobilização nacional com atos e atrasos
  • 04/03: Conselho Deliberativo da FUP