Petroleiros fazem paralisações surpresa no Espírito Santo, Bahia e Paraná

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão atendendo os indicativos da FUP de paralisações surpresa…

Imprensa da FUP

Dando sequência ao indicativo da FUP, os petroleiros realizaram na terça-feira, 27, paralisações surpresa na Bahia e no Espírito Santo. Na segunda-feira, 26, os trabalhadores da Repar, no Paraná, também realizaram uma mobilização que pegou de surpresa a gerência da refinaria. Na Fafen-BA, os petroleiros do turno e do administrativo realizaram atrasos na segunda-feira (26). No domingo, 25, houve mobilização surpresa na Rlam, envolvendo dois grupos do turno. Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão atendendo os indicativos da FUP de paralisações surpresa e rejeição da contraproposta apresentada pela empresa.

Trabalhadores do Pólo de Caçimbas (ES) param por mais de seis horas  

Cerca de 500 trabalhadores da Petrobrás, próprios e terceirizados, uniram forças com os trabalhadores da construção civil e metalúrgicos e pararam suas atividades por mais de seis horas, nesta terça-feira, 27, no Pólo de Caçimbas, unidade de produção de gás em Linhares, no Espírito Santo. A paralisação foi indicada pelo Sindipetro na segunda-feira à noite, seguindo a orientação da FUP de surpreender as gerências da Petrobrás. A mobilização começou às 6h30, com corte na rendição do turno e suspensão das emissões e acompanhamento das PTs (Permissões de Trabalho). Os operadores só retomaram as atividades por volta do meio dia. Já os trabalhadores da manutenção e do administrativo, assim como todo o grupo de cerca de dois mil operários que atuam nas obras de ampliação do Pólo, continuaram parados.

Na Bahia, mobilização contou com dois mil petroleiros

Na terça-feia, 27, pela manhã, cerca de dois mil trabalhadores próprios e terceirizados da Rlam, Transpetro, Biodesiel, Fafen e áreas do E&P (Araçás, Buracica, Miranga, Santiago, Taquipe e Candeias) também realizaram uma grande manifestação na Bahia, no km 605 da BR 324, próximo da cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. A mobilização atrasou em três horas o início do expediente nestas unidades.

Assembléias apontam rejeição em massa da contraproposta da Petrobrás

Os petroleiros da Repar, SIX e terminais de Paranaguá, Itajaí e Joinville (bases do Sindipetro-PR/SC) rejeitaram por unanimidade a contraproposta. O mesmo ocorreu na Reduc e nas bases do Sindipetro-PE/PB. Na Bacia de Campos, o resultado parcial, até a tarde desta quarta-feira, 28, era de 1.096 votos pela rejeição da contraproposta, 21 a favor e 14 abstenções. As assembléias prosseguem nas bases do Sindipetro Unificado-SP, onde mais de 90% dos trabalhadores também estão rejeitando a contraproposta. No Espírito Santo, em Duque de Caxias, Bahia e no Ceará, as assembléias se estendem até o dia 29 e 30. No Amazonas, em Minas Gerais, Pernambuco/Paraíba, Paraná/Santa Catarina e Rio Grande do Norte, as assembléias já foram encerradas. O resultado foi de rejeição absoluta à contraproposta da Petrobrás.

Seminários de qualificação de greve

Os sindicatos do Espírito Santo, Minas Gerais, Unificado do Estado de São Paulo, Bahia e Amazonas estão realizando esta semana seminários de qualificação de greve. Na semana passada, os sindicatos do Norte Fluminense, Rio Grande do Norte e Duque de Caxias também discutiram com os trabalhadores novas estratégias de greve no Sistema Petrobrás.

 
Conselho Deliberativo  

Nos dias 04 e 05 de novembro, o Conselho Deliberativo da FUP (formado por um representante de cada sindicato filiado e os 15 diretores da FUP) reúne-se em Brasília para definir as próximas estratégias de ação da campanha reivindicatória, inclusive a possibilidade de uma greve nacional, para buscar na luta o atendimento das principais reivindicações dos trabalhadores.