Petroleiros fazem mobilização nacional nesta quinta, por regras claras e justas para a PLR

FUP

Seguindo o indicativo da FUP, os petroleiros em diversas bases do país realizaram uma contundente mobilização nacional nesta quinta-feira, 17, cobrando da Petrobrás uma proposta de regramento da PLR que atenda as principais reivindicações da categoria. A empresa continua ignorando as cobranças da FUP para retomada da negociação das PLRs futuras e início das discussões para quitação da PLR 2011.

Para protestar contra o pouco caso da Petrobrás, trabalhadores de norte a sul do país atrasaram o expediente nesta quinta-feira, aderindo às manifestações organizadas pelos sindicatos. Na Reman (AM), Regap (MG), Reduc (Duque de Caxias), Repar (PR),  Replan (Campinas), Recap (Mauá), Refap (RS), houve atrasos de até duas horas, com grande participação dos trabalhadores. A mobilização também foi realizada nas áreas de E&P e nos principais terminais da Transpetro, onde em várias bases, os petroleiros protestaram contra a demissão arbitrária da técnica química do Tecab. Na Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas e Linhares, no ES, os petroleiros também aderiram à mobilização.

A proposta de regramento das PLRs futuras que foi apresentada pela Petrobrás no início do ano não contempla as principal reivindicações dos petroleiros e ainda piora o atual modelo de distribuição que tem sido acordado com os trabalhadores. No balanço financeiro da empresa referente ao exercício de 2011, o provisionamento da PLR foi reduzido em 7,73% em relação a 2010, enquanto o montante referente aos dividendos dos acionistas subiu 2,33% no mesmo período. Portanto, é preciso aumentar a pressão e a mobilização para que os trabalhadores conquistem uma participação justa e democrática na distribuição do lucro construído pela categoria.