Petroleiros fazem ato na Replan em defesa dos direitos, da Petrobrás e da democracia

Na manhã desta quinta-feira (11), aproximadamente 300 petroleiros e apoiadores realizaram um ato em frente à Refinaria de Paulínia (Replan), no interior de São Paulo, em defesa dos direitos e da democracia e contra a privatização da Petrobrás. A atividade faz parte de um calendário nacional de mobilização aprovado pela categoria, que atualmente está em campanha reivindicatória pela aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Presente no ato, o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, apontou a importância de expandir a luta dos petroleiros para toda a sociedade, além de incorporar as pautas nacionais ao dia a dia do chão de fábrica.

“Não é à toa que este ato está sendo realizado no mesmo dia das mobilizações dos estudantes e da defesa da democracia. A campanha deste ano vem dividida em três eixos. O da defesa dos nossos direitos, a partir da negociação coletiva, que por sinal está muito difícil já que a gestão da empresa tenta nos chantagear com a data de 31 de agosto, que é quando vence o atual ACT. Outro eixo da luta é contra as privatizações, e nesse sentido eles anunciaram a retomada da venda de algumas refinarias. E, por fim, precisamos fazer a defesa total e irrestrita do presidente Lula, além das candidaturas petroleiras e progressistas”, afirmou Bacelar.