Petroleiros exigem segurança: a vida em primeiro lugar!

alt

alt

Na última sexta-feira, 22, trabalhadores próprios e terceirizados das unidades de refino aderiram às mobilizações convocadas pela FUP e seus sindicatos, em protesto pela morte do operador da Reman, Antônio Rafael, 26 anos, mais uma vítima da insegurança que já matou 335 petroleiros nas últimas duas décadas. Só este ano, perdemos seis companheiros em acidentes de trabalho na Petrobrás: três em unidades de refino e outros três no E&P.

Para exigir respeito à vida e o direito elementar de voltarem vivos para casa após cumprirem suas jornadas de trabalho, os petroleiros participaram ativamente das manifestações em todas as refinarias das bases da FUP. A categoria atrasou em pelo menos duas horas as trocas de turno e o expediente administrativo na Reman (AM), na Refinaria Abreu e Lima (PE), na Rlam (BA), na Regap (MG), na Termoelétrica Aureliano Chaves (MG), na Reduc (Duque de Caxias), na Replan (Paulínia/SP), na Recap (Mauá/SP), na Repar (PR), na Araucária Nitrogenados (PR) e na Refap (RS), além do Edivit (ES). Veja aqui como foram as manifestações.

alt

Na Reman, o luto transformou-se em luta, com uma paralisação de 24 horas, que teve início às 15 horas do dia 20 e contou com ampla adesão dos trabalhadores próprios e terceirizados. A Petrobrás não emitiu sequer uma nota pública comunicando o acidente na refinaria, nem lamentando a morte de Antônio Rafael. Este descaso com a vida tem sido a marca dos gestores da empresa quando lidam com as questões de SMS. Há anos, a FUP e seus sindicatos exigem mudanças estruturais na política de segurança. Várias propostas foram apresentadas às gerências executivas e à própria diretoria da Petrobrás, mas os poucos e tímidos avanços conquistados são insuficientes para estancar as mortes e acidentes que, absurdamente, se transformaram em rotina empresa.

Na contramão da segurança, os gestores da Petrobrás implementam programas de redução de efetivos, que aumentam ainda mais os riscos nas unidades. Enquanto os trabalhadores denunciam os efeitos nocivos do PIDV, do PLAFORT e do MOBILIZA, cobrando a recomposição imediata dos efetivos, as gerências aumentam as metas de produção, reduzindo custos, descumprindo acordos e minimizando os acidentes.

A FUP e os seus sindicatos têm alertado: estamos à beira de um grande acidente no Sistema Petrobrás. As refinarias, operadas com efetivos reduzidos e produção além do limite de segurança, são verdadeiras bombas-relógio. Diversas ocorrências vêm alertando para a gravidade do problema, mas, enquanto choramos os nossos mortos, os gestores da Petrobrás fogem da responsabilidade, alegando que os acidentes ocorrem por descumprimento de procedimentos.

Os petroleiros precisam se posicionar e escolher de que lado estão: na luta por segurança, junto com a FUP e seus sindicatos, ou sendo conivente com as gerências que colocam em risco as nossas vidas, como fizeram com Antônio Rafael, que tinha apenas um ano e meio de empresa?