FUP
Na manhã desta quarta-feira, 23, os trabalhadores do Sistema Petrobrás iniciaram as assembleias para avaliar os indicativos da FUP e de seus sindicatos de aceitação da proposta conquistada e suspensão da greve iniciada no final da noite do dia 16.
Em Duque de Caxias, os trabalhadores da Reduc, Termorio e do Terminal Campos Elíseos (Transpetro) realizaram uma assembleia unificada e aprovaram por unanimidade a nova proposta de Acordo Coletivo e suspenderam a greve.
Em São Paulo, na Replan (Refinaria de Paulínia) e na Recap (Refinaria de Mauá), os indicatos da FUP foram aprovados com mais de 80% de aceitação. As assembleias também já foram concluídas nos terminais de Guararema, São Caetano do Sul, Guarulhos e Barueri, além dos escritórios da Petrobrás (Edisp I e II). Até o momento, mais de 70% dos trabalhadores foram favoráveis à aceitação da proposta e à suspensão da greve. Nas demais bases do Sindipetro Unificado-SP, prosseguem até sexta-feira, 25.
Em Minas Gerais, as assembleias também já foram concluídas na Usina de Biodiesel de Montes Claros, com aprovação dos indicativos da FUP. Na Regap, a consulta aos trabalhadores prossegue e na Termoelétrica Aureliano Chaves, também.
No Amazonas, o sindicato concluiu nesta quarta as assembleias, que tiveram ampla aprovação dos trabalhadores da Reman, do Terminal de Solimões e demais bases aos indicativos da Federação.
Na Bahia, os petroleiros também já concluiram as assembleias e aprovaram o fim da greve, com suspensão do movimento às 19 horas, e o indicativo de aceitação da proposta.
Nas bases do Paraná e Santa Catarina, as asssembleias também já foram concluídas, com aprovação do acordo e suspensão da greve. Os petroleiros já retornaram ao trabalho na SIX e em vários terminais da Transpetro. Na Repar e nos terminais de Itajaí e Guaramirim, os trabalhadores retornam nesta quinta, pela manhã.
No Espírito Santo, os trabalhadores aprovaram a suspensão da greve e a partir desta quinta, 24, iniciam assembleias para avaliar a proposta conquistada.
Em Pernambuco, as assembleias já foram realizadas no escritório da Petrobrás em Recife (Center II), com aprovação do acordo conquistado e suspensão da greve. Agora a tarde, serão realizadas assembleias no Terminal de Suape e amanhã (24), na Refinaria Abreu e Lima.
No Rio Grande do Sul, as assembleias foram concluídas hoje a tarde em todas as undis da Petrobrás do estado, com exceção da Usina Termoelétrica de Sepé Tiaraju, cujos trabalhadores serão consultados amanhã. Os petroleiros da Refap aprovaram o acordo conquistado e voltam ao trabalho nesta quinta. Nos terminais da Transpetro, os petroleiros do Treig e do Tenit já retornaram ao trabalho. No Tedut, a greve será suspensa à meia noite.
No Ceará, as assembleias estão aprovando os indicativos da FUP e serão concluídas nesta quinta.
No Rio Grande do Norte, as assembleias serão realizadas amanhã, 24.
Na Norte Fluminense, as assembleias estão sendo realizadas agora a noite.
Até o final do dia, atualizaremos os resultados das assembleias nas bases da FUP.