Petroleiros estão aprovando nova proposta de PLR

 

FUP

As assembleias para avaliação da nova proposta de quitação da PLR 2011, que foi apresentada pela Petrobrás no dia 17, já começaram em várias bases da FUP. No Paraná /Santa Catarina  e no Amazonas, os petroleiros já aprovaram a proposta e o acordo foi assinado nesta sexta-feira (20). No Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Ceará, os trabalhadores também estão seguindo o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP, que reuniu-se na quarta-feira (18) e se posicionou a favor da nova proposta conquistada após mobilização da categoria.

Ao longo desta sexta-feira (20) e do final de semana, serão iniciadas as assembleias nas demais bases da FUP.  A nova proposta para quitação da PLR 2011 estende aos trabalhadores o mesmo tratamento que a Petrobrás deu aos acionistas. Isso só foi possível devido a um intenso processo de negociação conduzido pela FUP e que culminou com uma reunião no último dia 11 com a presidente da empresa e o diretor Corporativo e de Serviços.  No dia 17, diante do quadro nacional das assembleias que apontavam para a aprovação do indicativo de greve feito pela FUP, a Petrobrás apresentou uma nova proposta de PLR que eleva em 12% os valores propostos, ao incluir um abono que será pago integralmente a todos os petroleiros.

Com mobilização e negociação, a FUP conseguiu romper a lógica da empresa de elevar a remuneração dos acionistas e reduzir a PLR dos trabalhadores. A nova proposta é resultado do poder de organização e disposição de luta da categoria, que não hesitou diante dos indicativos da FUP e, mais uma vez, provou a importância de uma representação sindical forte e coesa, com capacidade de interlocução com as diversas esferas do governo e da empresa. Os petroleiros sabem que só conquistam aqueles que aliam mobilização com negociação. 

Regramento das PLRs Futuras

A FUP e seus sindicatos reafirmaram a urgência da definição de regras claras, democráticas e justas para as PLRs futuras. Já está agendada para a segunda quinzena de agosto, uma nova reunião com a Petrobrás para dar sequência à negociação da proposta dos trabalhadores para regramento das PLRs futuras. O Conselho Deliberativo da FUP também indicou que este seja um dos pontos de pauta da III Plenafup, que será realizada entre 02 e 05 de agosto em Porto Alegre.