Petroleiros estão aprovando greve. Acompanhe as mobilizações!

 

FUP

Seguindo o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP, os trabalhadores do Sistema Petrobrás iniciaram esta segunda-feira, 04, mobilizados nas principais unidades da empresa, intensificando a luta por uma PLR justa e democrática. Os petroleiros estão realizando atrasos na entrada do expediente das refinarias, terminais, escritórios administrativos e áreas de produção. Em algumas unidades, não está havendo emissões, nem acompanhamento de Permissões de Trabalho (PTs).

As mobilizações ocorrem no mesmo dia em que o Conselho de Administração da Petrobrás reúne-se para avaliar as demonstrações contábeis de 2012, inclusive o provisionamento da PLR dos trabalhadores. Na sexta-feira, 01/02, a FUP enviou documentos ao presidente do CA, ministro Guido Mantega, e à presidente Maria das Graças Foster, solicitando audiências para discutir as reivindicações dos trabalhadores e o montante a ser provisionado para a PLR antes que a assembleia dos acionistas se posicione sobre o balanço da empresa. Veja abaixo a íntegra dos documentos e acompanhe na página da FUP – www.fup.org.br – o quadro das mobilizações.

Assembleias estão aprovando greve

Os sindicatos também iniciaram nesta segunda-feira, 04, as assembleias para submeter aos trabalhadores o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP de greve de cinco dias, entre 20 e 24 de fevereiro, para exigir da Petrobrás que a PLR 2012 seja paga de forma justa e igualitária, bem como a definição de critérios transparentes e democráticos para o provisionamento e distribuição das próximas PLRs. As assembleias já começaram em Duque de Caxias, Ceará, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, onde os trabalhadores estão aprovando a greve. Nas demais bases da FUP, as assembleias começam ainda esta semana.
 

Acompanhe as mobilizações desta segunda

Em Pernambuco, os trabalhadores do Terminal de Suape estão paralisados. O pessoal administrativo aderiu 100% à mobilização e o terminal está sendo operado apenas com o quadro mínimo, sem emissão de PTs. Das 6h às 9h, não houve abastecimento de bunker através dos caminhões, nem rendição no turno. Os trabalhadores terceirizados, do apoio operacional, também participaram da mobilização. Os trabalhadores da refinaria Abreu e Lima e do Gasoduto de Jaboatão também se mobilizaram nesta segunda.

Na Bahia,os petroleiros dos campos terrestres da Unidade Operacional (Araçás, Fazenda Bálsamo e Buracica) interromperam a passagem dos ônibus na saída da cidade de Alagoinhas.

Na RLAM, após a assembleia aprovar o indicativo da greve, os trabalhadores saíram em caminhada até o Portão 1, cantando “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré. No local os seguranças da SSP fechara os portões.  As assembleias  continuam na terça e quarta (5 e 6).

Na base Taquipe, a assembleia foi seguida de um ato e um atraso na entrada do expediente até as 10h; depois uma grande marcha de protesto e indignação contra a intransigência da Petrobrás.

Em Minas Gerais, os trabalhadores da Regap realizaram uma hora de atraso na entrada do expediente.

No Espírito Santo, houve atraso pela manhã de duas horas na Estação de SM-8, em São Mateus, com participação de 225 petroleiros da Petrobrás e terceirizados.

Na Reman e demais bases do Sindipetro Amazonas, os trabalhadores realizaram concentrações durante as assembléias, aprovando por unanimidade o indicativo de greve.

No Rio Grande do Sul, os petroleiros da Refap também se mobilizaram, atrasando em uma hora o expediente.

Em São Paulo, foi a vez dos trabalhadores do Edisp se mobilizarem, atrasando em duas horas a entrada do expediente.

Documento protocolado pela FUP no Ministério da Fazenda

Rio de Janeiro, 01 de fevereiro de 2013.

Ao Excelentíssimo Sr. Guido Mantega
Ministro de Estado da Fazenda e Presidente do Conselho de Administração da Petrobras S.A.

Assunto: Pedido de Audiência Urgente para tratar da Participação dos trabalhadores nos Lucros e Resultados da Petrobras – ano base 2012.

Excelentíssimo Sr. Ministro De Estado Guido Mantega,

Em primeiro lugar a FUP vem paralelizá-lo pelos resultados alcançados pelas políticas públicas adotadas no país nos últimos 10 anos, as quais permitiram tirar da miséria mais de 30 milhões de brasileiros e reduzir a taxa média de desemprego em mais de 50%, seja pela pesquisa do Dieese\Fundação Seade, seja pelo levantamento do IBGE.

Não podemos deixar de reconhecer, também, o esforço do governo, no qual Vossa Senhoria exerce papel de destaque, para recuperar a imagem e a força da Petrobras. Não esquecemos que até final do ano de 2002 a Petrobras era uma empresa pequena, sem futuro, marcada por acidentes ambientais e baixos investimentos, tudo dentro do quadro de preparação da empresa para privatização. Essa situação mudou drasticamente com a posse do Presidente Lula.  A empresa foi recuperada, os investimentos necessários passaram a ser feitos, e a Petrobras se tornou uma empresa de destaque internacional. O Pré-Sal é o símbolo desta nova fase, e hoje o plano de investimentos da Petrobras esta entre os maiores do mundo. Apesar dos problemas conjunturais, esta empresa recuperou seu futuro.

Sabemos que o governo foi central na recuperação da empresa, mas não podemos deixar de reconhecer a importância dos trabalhadores da Petrobras no processo de reconstrução da companhia. Os trabalhadores foram incansáveis  nas lutas contra a privatização da empresa e, já no governo do Presidente Lula, quando a oposição quis estancar a recuperação da mesma por meio da abertura de uma CPI no Congresso Nacional, fomos à rua contra esta armação da oposição.

Mas, neste momento, o ambiente na empresa é conturbado. Dia 28 de janeiro último os empregados da Petrobras cruzaram os braços pelo Brasil afora na tentativa de sensibilizar a empresa para a necessidade de negociar com os trabalhadores o pagamento da PLR 2012 e a definição de regras claras para os pagamentos das PLR’s Futuras.

Queremos negociar com a Petrobras antes que a decisão final sobre o provisionamento para a PLR 2012 seja tomada.  Assim sendo, estamos solicitando a Vossa Excelência,  Ministro de Estado da Fazenda e Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, uma audiência em caráter de urgência para tratar dos problemas destacados acima.

Sem mais para o momento,

Saudações sindicais

João Antonio de Moraes – Coordenador
FUP – Direção Colegiada

 

Documento protocolado pela FUP na Presidência da Petrobrás

Rio de Janeiro, 01 de fevereiro de 2013.

À Excelentíssima Sra. Maria das Graças Foster – Presidente da Petrobras S.A.

Assunto: Pedido de Audiência urgente para tratar da Participação dos trabalhadores nos Lucros e Resultados da Petrobras – ano base 2012 e Regramento da PLR Futura.

Excelentíssima Sra. Maria das Graças Foster,

Como é de conhecimento de Vossa Senhoria, neste momento, o ambiente na Petrobras é conturbado. Dia 28 de janeiro último os empregados da companhia cruzaram os braços pelo Brasil afora na tentativa de sensibilizar a empresa para a necessidade de negociar com a FUP o pagamento da PLR 2012 e a definição de regras claras para os pagamentos das PLR’s Futuras.

Queremos negociar com a Petrobras antes que a decisão final sobre o provisionamento para a PLR 2012 seja tomada. Reiteramos esta posição diversas vezes para os gestores da empresa e não obtivemos resultados práticos.

Assim sendo, estamos solicitando a Vossa Excelência, Presidente da Petrobras, uma audiência em caráter de urgência para tratar dos problemas destacados acima.

Sem mais para o momento,

Saudações sindicais

João Antonio de Moraes – Coordenador Geral
Federação Única dos Petroleiros