Em greve, petroleiros elegem representante para o CA da Transpetro

 

Em meio a uma greve histórica, os petroleiros elegeram mais um representante para o Conselho de Administração do Sistema Petrobrás. Com 63,5% dos votos, Felipe Homero Pontes venceu a eleição para o CA da Transpetro, consolidando no segundo turno uma vitória importantíssima para os trabalhadores.

Com apoio da FUP e de seus sindicatos, ele conquistou 686 votos, vencendo a atual conselheira, Fabiana dos Anjos, que obteve 394 votos.

Durante a greve, os petroleiros já haviam eleito em primeiro turno a geofísica Rosângela Buzanelli para o Conselho de Administração da Petrobrás. Foi a primeira vez que uma representação dos trabalhadores foi eleita em 1º turno.

Técnico de Operação da Transpetro há 13 anos, com passagens pelo Terminal Norte Capixaba (TNC) e Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), ambos no Espírito Santo, Homero Pontes tem como principal pauta a manutenção e fortalecimento da subsidiária, que está sob ameaça de desintegração e privatização. Na sua plataforma de luta, também está a defesa incondicional dos interesses dos trabalhadores.

“Reafirmo o meu compromisso de dialogar de forma próxima de todas as entidades representantes e principalmente da categoria durante todo o meu mandato. Também vou utilizar de todos os recursos possíveis para qualificação técnica do meu mandato para fortalecer a defesa dos empregados da Transpetro e para a luta por uma Petrobrás pública estatal e integrada”, afirma.

Em uma conjuntura tão difícil para a categoria petroleira, a eleição de Homero e Rosângela para os principais fóruns de decisão do Sistema Petrobrás é uma vitória fundamental na luta contra o desmonte da empresa.

A FUP parabeniza a categoria petroleira por essa importante vitória em tempos de enfrentamentos contra as privatizações, demissões e desmonte de direitos.

[FUP]