Petroleiros e petroquímicos do PR e SC concluem congresso regional

[Da comunicação do Sindipetro PR/SC]

O 12º Congresso Regional Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (01), em Curitiba, com a realização da plenária final, momento decisivo em que foram aprovadas as teses e moções construídas ao longo dos três dias de debates intensos. O evento também definiu as delegações que representarão os sindicatos na 12ª Plenária Nacional da FUP (Plenafup).

Organizado conjuntamente pelo Sindipetro PR e SC e pelo Sindiquímica-PR, o congresso reuniu trabalhadores e trabalhadoras da ativa e aposentados, além de representantes sindicais, lideranças dos movimentos sociais e convidados. A programação foi marcada por reflexões sobre os desafios enfrentados pela categoria, com destaque para temas como transição energética justa, defesa da Petrobrás pública e estatal, segurança operacional, universalização de direitos, incluindo trabalhadores do Setor Privado, e fortalecimento da organização sindical.

Leia tambem: 

Mesa debateu os desafios jurídicos trabalhistas no 12º Congresso Regional dos Petroleiros

Transição Energética e Setor Privado foram os destaques da segunda mesa do 12° Congresso Regional

Ataques à democracia e conjuntura são debatidas na 1ª mesa do 12º Congresso Regional

Ao longo das atividades, os presentes participaram de grupos de discussão, análises de conjuntura e debates sobre os rumos do movimento petroleiro. O caráter democrático do congresso reafirmou o compromisso da base regional com a construção coletiva de um projeto que valorize a categoria e o papel estratégico da Petrobrás para o desenvolvimento nacional.

Na plenária final, duas moções foram aprovadas por consenso, reafirmando a solidariedade da categoria e a luta por justiça social:

  • Incorporação das trabalhadoras da ANSA/FAFEN-PR ao Sistema Petrobrás
    Moção em defesa da reintegração das trabalhadoras da unidade de fertilizantes de Araucária, fechada em 2020, e pela reparação dos impactos sociais e econômicos causados pela desativação da planta.
  • Apoio aos trabalhadores e trabalhadoras demitidos da BR Distribuidora
    Expressa solidariedade aos profissionais atingidos pelas demissões decorrentes da privatização da antiga subsidiária da Petrobrás, hoje chamada Vibra Energia.

Ao final do congresso, foram eleitos os representantes do Sindiquímica-PR e do Sindipetro PR e SC que levarão as propostas da base à 12ª Plenária Nacional da FUP, instância que reunirá petroleiros de todo o país para debater o futuro da categoria e da empresa.

Delegação do Sindiquímica-PR

– Rodrigo Cesar da Maia
– Paulo Rodrigo Antunes da Silva
– Alexandre dos Santos
– Márcio Rogério Ferreira
– Reginaldo Lopes
– Luiz Neri Frattoni

Delegação do Sindipetro PR e SC

Delegados(as) Titulares:

– Sandra Brea S. Costa
– Vladson Antonio
– Anacélie de Assis Azevedo
– Thiago Schimidt Olivetti
– Emerson Biscaia
– Jean Carlo Souza Penha
– Carlos Alberto Costa de Souza
– Márcio Ricardo Vann

Delegados(as) Suplentes:

– Ana Regina Peixoto dos Santos
– Edison Ramos
– Cristiane Fogaça
– Luciano Zanetti
– Marlus Christian de Andrade
– Rafael Iomar Bessani
– Nelson Zeni Junior
– Jean Wigner Wainchtock

Com o encerramento do congresso, a base petroleira do Paraná e Santa Catarina reafirma seu compromisso para o enfrentamento das lutas que virão, levando para a 12ª Plenafup propostas que visam fortalecer a categoria, defender o caráter público da Petrobrás e garantir condições dignas de trabalho para todos os petroleiros e petroleiras.