Petroleiros e movimentos sociais constroem agenda unitária contra o leilão de Libra

FUP

A FUP participou na última sexta-feira, 13, da Plenária Nacional convocada em conjunto com o Sindipetro-RJ,  MST, MAB e demais entidades da Via Campesina para discutir uma agenda unitária de lutas contra os leilões de petróleo e gás e, particularmente, do pré-sal, cujo campo de Libra será licitado pelo governo no dia 21 de outubro. Trabalhadores do campo e da cidade reforçaram a urgência de uma ampla campanha nacional de mobilizações conjuntas para impedir que a maior reserva de petróleo dos últimos tempos seja apropriada pelas multinacionais.  

"O Brasil não precisa de leilão de petróleo e sim de refinarias", ressaltou o coordenador da FUP, João Antônio de Moraes na plenária, que reuniu dezenas de militantes no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo, onde aconteceu no final de semana a  Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, que deverá ratificar a agenda de lutas contra os leilões de petróleo. A CUT, a CTB e a CGTB também participaram da reunião e apresentaram um documento assinado por todas as centrais sindicais, endossando as deliberações da plenária. 

A agenda unitária de lutas será amplamente discutida pela FUP com seus sindicatos, no Conselho Deliberativo, convocado para o dia 18 em Brasília.

Todos juntos em defesa da soberania nacional

As mobilizações conjuntas dos petroleiros e movimentos sociais contra a entrega do pré-sal começam dia 23 com um acampamento no Rio de Janeiro, prosseguem com marchas, manifestações, gestões políticas, atos culturais e ações jurídicas ao longo de outubro, culminando com uma grande mobilização  nacional no dia 21 de outubro, data marcada para o leilão de Libra.

  • 23 de setembro – início de um acampamento no Rio de Janeiro
  • 23/09 a 02/10 – realização de seminários de qualificação de greve nas bases da FUP
  • 27/09 – seminário em Fortaleza para discutir estratégias de luta em defesa dos campos terrestres da Petrobrás
  • 30/09 – início do acampamento da FUP em Brasília contra o leilão de Libra
  • 02 a 05/10 – II Encontro da Juventude Petroleira da FUP no acampamento em Brasília
  • 03/10 – indicativo da FUP de greve nacional de 24 horas no aniversário da Petrobrás
  • 07/10 – ato político com a classe artística no Rio de Janeiro contra o leilão de Libra
  • 08/10 – reunião do Conselho Deliberativo da FUP onde será discutido o indicativo de nova greve no Sistema Petrobrás
  • 17/10 – Dia Nacional de Luta contra o Leilão de Libra, com atos nas capitais do país. Esta data também é referência para o novo indicativo de greve da FUP
  • 21/10 – Ato Público com todas as centrais e movimentos sociais contra a realização do leilão

Leia também:

FUP indica greve de 24 horas dia 03 e intensifica luta contra leilão de Libra e PL 4330

Conselho Deliberativo da FUP reúne-se dia 18 em Brasília