Petroleiros e estudantes unidos em defesa do petróleo e da Petrobrás

Caravanas de petroleiros e movimentos sociais de vários estados do Brasil estão n capital federal para …

Imprensa da FUP

 Caravanas de petroleiros e movimentos sociais de vários estados do Brasil estiveram na capital federal para uma grande passeata que tomou o eixo central de Basília, nesta quinta-feira, 16, em defesa do petróleo e da Petrobrás. Ônibus com trabalhadores e militantes da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros estados, partiram na madrugada desta quinta (16) para somarem-se aos cerca de 15 mil estudantes em Brasília para o 51º  Congresso da UNE.

A passeata, intitulada "Em defesa do petróleo e da Petrobrás", é a manifestação de rua que os estudantes sempre fazem nos congressos da UNE e abre também o calendário de lutas aprovado na I Plenária Nacional da FUP, realizada no início de julho, no Paraná. A CUT, a CTB, a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também participaram da mobilização, que tem como eixo o controle estatal e social das reservas de petróleo e de uma Petrobrás 100% estatal e pública.  A concentração da passeata teve início às 14 horas, no Teatro Nacional, em frente à Catedral de Brasília.

 

Baixe aqui o folder que a FUP distribuiu durante a passeata.

Mobilizações tomam conta do país

Desde maio, a FUP já realizou atos e manifestações por uma nova lei do petróleo em nove estados do país, arregimentando os movimentos sociais, sindicais e estudantis. Já ocorreram mobilizações no Rio de Janeiro, Recife, Natal, Olinda, Curitiba, Manaus, Salvador, São Paulo, Fortaleza, Mossoró, Vitória, além de uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. A luta continua pelo país afora, através dos comitês estaduais, que têm mobilizado a sociedade em torno desta questão.

A UNE na defesa do pré-sal

A importância do controle estatal e social sobre as reservas de petróleo e o fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa pública e estatal é um dos temas centrais do Congresso da UNE.

“Um dos objetivos do Congresso é ratificar a importância do envolvimento dos estudantes na luta pela soberania nacional. Os estudantes entendem que os recursos do pré-sal podem pagar uma divida social com a sociedade e garantir grande qualidade de vida para a população brasileira, no futuro, e também compreendem que a CPI da Petrobras representa um atraso na mudança da lei do petróleo. Por isso, mais uma vez, os estudantes saem às ruas, certos de que através da união dos movimentos estudantis e sociais, vivenciaremos uma nova mudança histórica no Brasil”, revela Lúcia Stumpf, atual presidente da UNE.