Petroleiros e Coalizão Negra por Direitos oferecem botijões de gás a preço justo em SP

Venda subsidiada acontece no próximo sábado em comunidade do Jardim Miriam, em São Paulo

[Por Andreza de Oliveira, do Sindipetro Unificado de São Paulo]

No próximo sábado (11), às 9 horas, o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP), em parceria com a Coalizão Negra por Direitos, realiza a venda subsidiada de 200 botijões de gás no Núcleo Pagode na Disciplina, para os moradores do Jardim Miriam, em São Paulo.

A iniciativa faz parte de um movimento nacional dos petroleiros que tem oferecido combustíveis e gás de cozinha a preço justo, sem as influências da política de preços aplicada pela Petrobrás, o PPI (Preço de Paridade de Importação), que precifica os produtos derivados de petróleo com base no mercado internacional.

Petroleiro aposentado e um dos organizadores da ação, Sílvio Marques explica que o movimento é uma denúncia contra os abusos da atual política de preços da estatal. “O PPI penaliza a população e a economia porque os grandes beneficiários dessa política são os acionistas majoritariamente estrangeiros”, afirma.

Preço justo pra quem precisa
Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Jardim Miriam foi definido como local a receber os botijões pela Coalizão Negra por Direitos, que une organizações, entidades e coletivos do movimento negro brasileiro.

Para Douglas Belchior, integrante da Coalizão e coordenador da Uneafro, a ação popular diminui os prejuízos causados pela falta de apoio do governo aos que mais precisam. “Estamos nós na rua, novamente, o movimento negro e os petroleiros, fazendo aquilo que o governo deveria fazer, que é oferecer bens essenciais para que as pessoas possam comer, não é luxo, é o básico”, completa.

No total, 200 famílias serão beneficiadas com os botijões custando R$ 45 a unidade. Na parceria, o Sindipetro-SP subsidiou a compra de 100 botijões, enquanto a Coalizão Negra por Direitos, o restante da metade faltante.

INFORMAÇÕES
Quando: Sábado, 11 de novembro, às 09h da manhã

Onde: Núcleo Pagode na Disciplina, rua Oldegard Olsen Sapucaia, 173, Jardim Miriam