Petroleiros do setor de manutenção apontam luta pela primeirização

alt
alt


FUP, com colaboração do Sindipetro Unificado-SP

Mais de 40 petroleiros das bases da FUP de todo país participaram do primeiro Seminário Nacional dos Trabalhadores da Manutenção da Petrobrás, ocorrido no Sindicato Unificado de São Paulo entre os dias 15 e 17. Eles tiveram a tarefa de debater importantes temas, como o combate à terceirização, ao assédio moral, mais segurança e formas de organização em nível nacional. O evento contou com a participação de representantes da CUT e da CTB, do economista Marcio Pochmann e da assessoria jurídica do Sindipetro Unificado.

Foram relatados os aspectos econômicos e jurídicos da situação do trabalho terceirizado no Brasil, sua evolução e consequências. Os petroleiros trocaram experiências sobre a situação da Manutenção em cada unidade, chegando à conclusão de que há muitos problemas comuns, que demandam ações unitárias em nível nacional. A FUP ficou com a responsabilidade de formular um plano de ação para o setor de Manutenção, tendo como eixo prioritário a luta pela primeirização imediata das atividades. Neste sentido, foram apontadas algumas ações, como a realização de uma campanha nacional pela primeirização articulada em conjunto com a CUT e CTB e ações reivindicando uma política de recomposição dos efetivos próprios.

O Seminário também apontou um plano de ações em três esferas: política, sindical e jurídica. Algumas delas são a realização de manifestações no Congresso Nacional e nos Tribunais do Trabalho contra a precarização gerada pela terceirização; mover ação nacional na justiça para caracterizar os trabalhadores terceirizados da Petrobrás como petroleiros; cobrar o cumprimento da ISO 26000 nos locais de trabalho; realizar uma campanha de sindicalização dos trabalhadores da manutenção; mobilizações nacionais articuladas em todas as unidades, entre outras ações.

Todos os trabalhadores que participaram do Seminário foram unânimes em afirmar a importância do evento e a necessidade de novos encontros para aprofundar questões que não puderam ser debatidas por falta de tempo. Eles sabem que há um longo caminho pela frente, mas que este foi um passo importante e fundamental para a unidade nacional do setor de Manutenção em torno de questões urgentes e prioritárias.