Petroleiros do RJ atropelam a direção e aprovam PR

82048a5e0bab12d383e86fbbb084b262 L

 82048a5e0bab12d383e86fbbb084b262 L

Nesta quarta-feira (10), os petroleiros consolidam uma importante conquista, ao receberem a sua parte nos resultados operacionais que geraram para o Sistema Petrobrás em 2014, mesmo sem a empresa ter registrado lucro contábil. Somente a base do Rio de Janeiro ficou de fora do calendário e terá que esperar mais uma semana para receber o que lhes é de direito, já que a direção do sindicato impôs a realização de assembleias para um acordo que já havia sido ratificado pela categoria.

Indignados com a manobra, os trabalhadores do RJ tiveram que se submeter a uma consulta, cujo resultado todos já sabiam qual seria: por 751 votos a favor e 106 contrários, o acordo de Participação nos Resultados foi amplamente aprovado. Vários petroleiros se manifestaram contra a direção do sindicato, repudiando a atitude lastimável da direção do sindicato, que, mais uma vez, impôs prejuízos aos trabalhadores. “Precisamos participar como funcionários nessas decisões e não ficar tudo na mão de um sindicato onde a maior parte dos petroleiros da ativa não fazem parte! Isso precisa mudar. Todo ano é a mesma coisa…”,  criticou uma petroleira no facebook do sindicato, onde diversas reclamações foram registradas.

“Sindicalismo irresponsável, não se manifestaram durante 5 meses e agora tentam tirar proveito de alguma maneira. Oportunistas! Nunca conseguiram nada para a categoria e criticam quem luta! Fazer sindicalismo com o umbigo na janela é fácil, difícil é descer e lutar! Que a categoria não se esqueça disso nas próximas eleições e lembrem-se de quem conquista algo de verdade para nós, petroleiros! Ao invés de criticar, esse sindicato povoado por moleques, que gostam de andar de bunda de fora e brincar de dar rolezinho, deveriam explicar o motivo deles serem contra o regramento e o porque de termos esse pagamento esse ano, já que por eles nem isso teríamos”, desabafou outro petroleiro.

“Mais uma vez o Sindipetro-RJ desrespeita e deslegitima uma decisão soberana da categoria… O regramento foi votado nas assembleias de 2014 e a vontade da categoria prevaleceu sobre a da Diretoria!!! Mas eles simplesmente ignoram isso e agem como Eduardo Cunha colocando tudo novamente em votação!!!!!! Nem os outros sindicatos da FNP fizeram isso… Apenas o RJ mantém a birra e como uma criança mimada apenas para se colocar contra a FUP!!!!!! Vergonha alheia dessa Diretoria que não nos representa!!!!!”, postou mais um petroleiro indignado.

Mais do que uma conquista econômica

O acordo que obrigou a Petrobrás a distribuir R$ 1,04 bilhão aos trabalhadores, enquanto os acionistas nada receberam em dividendos, é resultado da nova metodologia para pagamento da PLR, garantida pela FUP no ano passado, após dez anos de luta por regras claras e democráticas. Uma das cláusulas do acordo garante aos trabalhadores participação nos resultados da empresa, mesmo que não haja lucro e desde que as metas pactuadas sejam alcançadas.

É a primeira vez na história, que a categoria petroleira  se apropria dos resultados de seu trabalho em uma conjuntura em que a Petrobrás amargou déficit contábil. Além de uma conquista econômica, a PR é mais um passo importante na disputa ideológica entre o trabalho e o capital, pois reafirma a importância da valorização do petroleiro como protagonista dos resultados de uma empresa que tem sido fundamental para o país. 

Fonte: FUP