Petroleiros do Norte Fluminense iniciam operação “Chega de contar com a sorte!”

Os petroleiros do Norte Fluminese têm assembleias a partir deste final de semana nas plataformas…





 

Sindipetro NF

Em assembléias realizadas neste sábado, 24, domingo, 25 e segunda, 26, os petroleiros do Norte Fluminense aprovaram o indicativo de mobilização de 24 horas nesta terça, 27, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O Sindipetro-NF indicou a realização da Operação “Chega de contar com a sorte!”, com a observação rigorosa dos dez passos a serem tomados.

O comportamento rigoroso com a segurança deveria ser uma prática cotidiana dos trabalhadores, mas não é isso o que se vê na prática. Em razão da pressão pela produção, da negligência dos gerentes e das empresas do setor petróleo, o trabalho acaba sendo realizado de forma insegura.

Na teoria, no entanto, o discurso de empresas como a Petrobrás é outro. “O acidente do Golfo do México é trágico e lamentável, e precisa ser estudado e investigado de forma detalhada para que a indústria aprenda com ele. Nossos procedimentos e nossa disciplina operacional precisam ser reforçadas. Nós precisamos dar maior ênfase do que já damos ao cumprimento dos procedimentos prévios de cada atividade. O acidente nas proporções em que ocorreu é um problema muito mais grave do que nós podemos responder em curto prazo”, disse o presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, em matéria publicada pelo jornal O Globo em 21 de junho passado.

O Sindipetro-NF avalia que está em curso, claramente, uma ação de sucateamento da Petrobrás, para que voltem a ganhar eco as velhas teses privatizantes da década de 90. Chefetes gananciosos e uma diretoria omissa criam o ambiente favorável para que a Petrobrás esteja muito perto de uma nova tragédia que justifique politicamente a venda da empresa para o setor privado, especialmente neste momento em que o mundo discute as consequencias dos casos do Golfo do México e da China e o Brasil vive um momento eleitoral com o confronto de dois projetos antagônicos de País.

Os trabalhadores, preocupados com a vida e com o meio ambiente, não podem permitir que interesses políticos dessa disputa ideológica coloquem a categoria e a sociedade em risco. Além disso, como sempre, se coloca à frente da luta pela defesa de uma Petrobrás pública e excelente em todos os setores, e não apenas nos índices de produção.

Procedimentos da Operação “Chega de contar com a sorte!”

Passo 1 – Ler as atribuições do PCAC
• É atribuição do cargo de cada empregado envolvido?

Passo 2 – Ler a matriz de responsabilidades da Unidade
• Os empregados envolvidos são os responsáveis por cada etapa do trabalho?

Passo 3 – Ler as pendências de segurança e as carências de efetivo enviadas ao sindicato pela unidade – Caso não tenha sido enviado preparar antes da mobilização e enviar cópia ao sindicato
• Expõe pessoas aos riscos identificados pelos trabalhadores?
• Compromete a segurança pelas carências de efetivo identificadas?

Passo 4 – Ler as 15 Diretrizes de SMS
• Respeita as diretrizes de SMS? 

Passo 5 – Ler os Princípios Operacionais do E&P – Na dúvida pare!
• Respeita os princípios operacionais o E&P?

Passo 6 – Ler o procedimento específico do trabalho
• Existe um procedimento específico para o trabalho?
• O procedimento está aprovado e disponível no sistema?
• As pessoas que vão realizar o trabalho estão treinadas nesse procedimento?

Passo 7 – Ler o procedimento de PT´s
• Existem condições seguras para a realização?
• Foi planejado, analisado e programado?
• Caso o procedimento exija, foi emitida uma PT?
• A PT está preenchida corretamente e assinada pelas pessoas certas? 

Passo 8 – Ler Manual de Segurança
• Estão sendo atendidos todos os limites e as exigências estabelecidos no manual de segurança?

Passo 9 – Ler as Normas Regulamentadoras – Exemplos: Anexo II da NR-30, NR 13, NR 10 etc…
• Respeita as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego?
• As pessoas que vão realizar o trabalho estão qualificados/treinados conforme preconizam as NRs para realizar esta tarefa?

Passo 10 – Usar a Clausula 121: Direito de Recusa do ACT2009-2011
• Caso o passo a passo tenha uma ou mais respostas negativas, não executar, acompanhar ou liberar o trabalho usando a cláusula 121 do ACT – Direito de Recusa.
• Reavaliar depois de solucionada a causa do uso do direito de recusa.
• Manter-se sempre disposto a colaborar para que os impedimentos identificados para a realização, acompanhamento ou liberação do trabalho sejam solucionados.
• Manter-se sempre disposto a colaborar para que o trabalho em andamento seja ainda mais seguro, reavaliando-o continuamente e, caso seja necessário, utilizar o direito de recusa.

Cláusula 121ª – Direito de Recusa

“Quando o empregado, no exercício de suas atividades, fundamentado em seu treinamento e experiência, após tomar as medidas corretivas, tiver justificativa razoável para crer que a vida e/ou integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho, se encontre em risco grave e iminente, poderá suspender a realização dessas atividades, comunicando imediatamente tal fato ao seu superior hierárquico, que após avaliar a situação e constatando a existência da condição de risco grave e iminente manterá a suspensão das atividades, até que venha a ser normalizada a referida situação.
Parágrafo único – A empresa garante que o Direito de Recusa, nos termos acima,não implicará em sanção disciplinar.”