Petroleiros do Norte Fluminense estão prontos para uma grande mobilização nesta quarta

Na Bacia de Campos, 35 plataformas realizaram assembleias e aprovaram o movimento…





Sindipetro-NF

Tudo pronto para uma quarta-feira de muita mobilização no Norte Fluminense e em várias outras bases do País na luta por uma PLR (Participação nos Lucros e Resultados) justa. Na Bacia de Campos, 35 plataformas realizaram assembleias e aprovaram o movimento. Bases de terra realizam três assembleias amanhã pela manhã e uma à tarde (Calendário abaixo).

Realizaram assembleias as plataformas PGP-1,  PRA-1, PPM-1, PPG-1, PNA-1, PNA-2, PCH-1, PCH-2, PCP-2, PVM-2, PVM-3, P-07, P-08, P-09, P-12, P-18, P-19, P-20, P-26, P-27, P-31, P-32, P-35, P-37, P-38, P-40, P-43, P-47, P-48, P-50, P-51, P-53, P-54, P-56 e P-65. Agora, é muito importante que as poucas que restaram também manifestem adesão ao movimento. Para o sindicato, não é hora de fraquejar. A força da categoria é a sua capacidade de demonstrar unidade de ação nos momentos decisivos.

Todo petroleiro sabe que conquistas não caem do céu. Nas negociações da PLR, a FUP e o NF avaliam que são necessários avanços e que é possível obtê-los. E isso não se restringe aos números da PLR atual, com a pressão para que a Petrobras firme, de uma vez por todas, compromisso em um acordo sobre PLRs futuras, além de extinguir o bônus dos cargos comissionados. 

Além disso, diferentemente do que a Petrobrás tem anunciado, sua proposta de PLR aprofunda a relação piso e teto, elevando em até sete vezes a diferença entre o menor e o maior valor a ser pago. Além disso, mais uma vez, o provisionamento da PLR foi feito de forma unilateral, sem negociação com o movimento sindical.

Procedimentos e orientações sobre a Mobilização

Parque de Tubos e Imbetiba:

– Atraso de duas horas na entrada do expediente da quarta, 6, com participação em Assembleia a partir das 7h.

Plataformas e Cabiúnas:

– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
– Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.
– Suspender as PTs de CIPA.
– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
– Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
– A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento.

Orientações adicionais para plataformas:

Os trabalhadores sabem que cada plataforma tem suas peculiaridades técnicas e de ambiência. Sendo assim, sempre irão surgir questionamentos sobre a realização da mobilização. O sindicato divulga abaixo orientações que podem auxiliar na realização da mobilização.

1. Reunir na noite da terça, 5 para organizar a mobilização.
2. O sindicato indica escolher de três a cinco companheiros para uma comissão de mobilização
3. Não aceitar provocações ou ameaças por parte da gestão da empresa e denunciar ao sindicato o nome e função de quem adotar estas práticas.
4. Observar a situação de operação da unidade no início do movimento. Como prevê o último ítem dos procedimentos (acima), nenhuma atividade será realizada para acrescentar produção em relação aquela do início do movimento. Também não serão realizadas atividades para retomar a produção eventualmente reduzida ou interrompida durante o movimento.
5. Poços problemáticos – Eventualmente o item acima pode estar relacionado a um poço cuja permanência parado possa prejudicar a sua produção futura. Nesses casos, uma análise do caso específico deve ser realizada para decidir o procedimento a ser adotado para a segurança do poço.
6. Não autorizar realização de trabalhos que tenham sido programados para aproveitar o momento da mobilização com a desculpa de que estão relacionados a segurança mas que nunca foram priorizados antes.

Assembleias de Terra nesta quarta

Cabiúnas / Grupo D   – 0h
Imbetiba – 7h
Parque de Tubos – 7h
Cabiúnas / Grupo C e ADM  – 8h 
Cabiúnas / Grupo B   – 16h