Petroleiros do Amazonas recusam tabela de 12h apresentada pela gestão da REMAN

Com ampla maioria, os petroleiros do Amazonas rejeitam proposta de tabela de turno de 12 horas na Reman apresentada pela gestão da empresa. O resultado manteve a decisão de tabela de turno de 8 horas, repetindo também as deliberações em assembleias realizadas em julho de 2020.

As assembleias ocorreram durante os dias 15 e 18 de outubro na sede do Sindipetro junto aos trabalhadores de turno. 73% da categoria foi contra a tabela de turno, 15% a favor e os 12% de abstenção foi referente aos votos de companheiros já aposentados.

Pela primeira vez, o Sindipetro-AM realizou assembleias convocadas por um abaixo-assinado, organizado pela gestão tampico da Reman, querendo que o sindicato discutisse novamente sobre a tabela de turno de 12 horas. O Sindipetro-AM, de forma democrática, recebeu o documento e convocou assembleias com a categoria. As assembleias tiveram o objetivo de debater de forma ampla, sem superficialidade, os riscos da tabela de 12 horas, pois é um assunto que interfere diretamente a categoria petroleira.

O Sindipetro-AM destaca que o resultado das assembleias é uma vitória da categoria e ressalta que a gestão tampico da Reman atua de má fé e utiliza de notícias falsas para dividir a categoria, como ocorre nas ações judiciais.

O abaixo-assinado foi entregue na sede do sindicato pelo gerente de RH da Reman – o mesmo que desparece para resolver os problemas da categoria.

O resultado das assembleias foi publicado e o ofício comunicando a gestão da Petrobrás da decisão foi encaminhado nesta segunda-feira (20/09).

TABELA DE TURNO 

Durante as assembleias, o Sindipetro-AM destacou as ações intransigentes da Petrobrás que desde 2019 quer implementar a tabela de turno de revezamento sem interrupções. Em julho de 2020, durante a pandemia da Covid-19 e após a greve dos petroleiros realizada em fevereiro, o Sindipetro-AM realizou assembleias com os trabalhadores para a escolha da tabela de turno a ser aplicada. A tabela escolhida tinha jornada de trabalho de 8 horas com tempo de descanso para retorno do trabalho, tempo justo para folgar e menos riscos para a qualidade de vida e saúde da categoria.

Em julho de 2021, as tabelas de turnos foram amplamente debatidas e o sindicato alertou que tabela de 12 horas é ilegal, pois não cumpre o ACT e viola Lei 5.811/72, que independente da existência do acordo coletivo da categoria tem restrições a atividades terrestres na exploração, perfuração e produção de petróleo. Além de possuir jornadas de trabalho exaustivas que comprometem a segurança, a saúde e a qualidade de vida dos petroleiros e petroleiras. O assunto também foi tema de live realizada pela FUP. 

Além dos aspectos jurídicos e científicos, o Sindipetro-AM também destacou o histórico de tabela de turno da Reman e os impactos para os trabalhadores, principalmente após a Greve de 95, assim como a tabela de 3×5 e as atuais medidas aplicadas pela Petrobrás durante a pandemia do Covid-19.

O sindicato de forma transparente reitera que a tabela de 12 é um retrocesso para os trabalhadores do setor de petróleo.

Tomara que a gestão da Petrobras venha agir de boa fé e implemente a tabela de 8h escolhida pelos trabalhadores de forma democrática!

FORA GESTÃO TAMPICO!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

[Da imprensa do Sindipetro AM]