Petroleiros denunciam censura da Petrobrás ao site do sindicato

Sindipetro-BA

Após a denúncia da direção do Sindicato dos Petroleiros da Bahia do vazamento de benzeno e ameaça de contaminação ao meio ambiente e saúde dos trabalhadores da Refinaria Landulpho Alves – confirmada pelo Cesat, que notificou o gerente geral Cláudio Pimentel – a direção da Petrobras na Bahia decidiu nesta sexta (20) proibir o acesso ao site do sindicato (www.sindipetroba.org.br) por divulgar os fatos. Segundo o coordenador geral do sindicato, Paulo César, “esta prática revela ranço autoritário e uma volta aos tempos da ditadura e da censura”. Ele denunciou o fato à Federação Única dos Petroleiros\FUP.    
 
Em nota, o Sindipetro Bahia afirma que “o fato, inédito e justamente quando o Brasil vive a melhor fase do Estado de Direito, com a universalização do acesso à informação via internet, a direção da Petrobras na Bahia retira do trabalhador a opção de se informar através do portal da entidade (Sindipetro Bahia). Típico caso de censura disfarçada em mecanismos corporativos e que configuram um atentado ao direito à informação e livre expressão”.
 
Ainda segundo a nota, “a direção do Sindipetro Bahia, entidade representativa dos trabalhadores do sistema Petrobras e Subsidiárias, lamenta profundamente tal atitude e informa que adotará todas as providências legais e necessárias para que o trabalhador que produz a riqueza da nação brasileira continue a se informar através do site www.sindipetroba.org.br”.