Petroleiros deixam a Brigada da Transpetro por negativa da empresa em negociar adicional de dutos

O Sindipetro Unificado enviou ofício nesta segunda-feira (19) à Transpetro informando a decisão dos trabalhadores em deixar a Brigada de Incêndio Voluntária enquanto não houver negociação sobre o adicional de dutos

[Da imprensa do Sindipetro Unificado]

O Sindipetro Unificado enviou hoje (19) um ofício à Transpetro informando que os trabalhadores não participarão mais da Brigada de Incêndio Voluntária. A decisão foi tomada em assembleias realizadas entre os dias 6 e 15 de deste mês de junho.

O boicote à Brigada se manterá até que a empresa aceite negociar um novo adicional de dutos com o sindicato e com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), contemplando os interesses dos trabalhadores.

O diretor do Sindipetro Unificado, Rodrigo Alves de Araújo, defende que o adicional de dutos é fundamental pois compensa as condições de trabalho adversas. “Nos últimos anos, houve a diminuição do quadro de funcionários devido a uma série de motivos: planos de demissão, saída de cedidos e cerca de seis anos sem concurso. Isso gerou um acúmulo de atividades. Mesmo assim, a empresa se nega a negociar o adicional de dutos, que não deve substituir uma solução definitiva para esses problemas elencados, mas é um reconhecimento mínimo por todo o esforço desses trabalhadores que mantém a empresa funcionando”, completa Rodrigo.

A saída dos petroleiros da Brigada de Incêndio Voluntária se baseia na Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20), que aponta que a participação de trabalhadores nas equipes de respostas às emergências é voluntária, exceto em casos específicos.

No ofício entregue à Transpetro, o Sindicato Unificado ressalta que está à disposição para tomar as providências necessárias relacionadas a essa nova decisão.