Petroleiros defendem soberania nacional no Grito dos Excluídos

No 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, a diretoria do Sindipetro Bahia ocupou as ruas do Centro de Salvador para participar  do 24º Grito dos Excluídos. 

Os petroleiros e petroleiras fizeram parte do parte do Bloco da Soberania, e juntamente com a Frente Brasil Popular, deram visibilidade à luta contra a privatização do Sistema Petrobrás, do Pré-Sal e da Eletrobrás, reivindicando ainda a retomada do projeto popular democrático por um país independente e soberano. Os petroleiros também levaram a luta por um Brasil soberano para as ruas das cidades de Feira de Santana e Alagoinhas.

Grito dos Excluídos – É um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil, desde 1995, ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Estas manifestações têm como objetivo dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva.

Sua origem remonta à Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada entre 1993 e 1994, quando estava à frente da Pastoral Social o bispo Dom Luiz Demétrio Valentini. Embora a iniciativa esteja diretamente ligada à CNBB, desde o início diversos organismos participam do movimento: as igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, movimentos sociais, organizações e entidades envolvidas com a justiça social.

As manifestações são variadas: celebrações, atos públicos, romarias, caminhadas, seminários e debates, teatro, música, dança e feiras de economia solidária.

[Via Sindipetro Bahia / Wikipédia]