Petroleiros decidem sobre nova proposta de PLR em assembleias a partir desta quinta-feira

alt
alt

FUP

O Conselho Deliberativo da FUP se reuniu na tarde desta quarta-feira, 18, no Rio de Janeiro, para avaliar a nova proposta de PLR que foi apresentada ontem pela Petrobrás. Formado pela direção executiva da Federação e um representante de cada sindicato filiado, o Conselho deliberou, por maioria, pela indicação de aceitação da proposta nas assembleias que começam a partir desta quinta-feira para que os trabalhadores se posicionem.

No entendimento da maioria dos sindicatos e da FUP, a nova proposta para quitação da PLR 2011 estende aos trabalhadores o mesmo tratamento que a Petrobrás deu aos acionistas. A empresa eleva em 12% os valores propostos, ao aumentar em R$ 760,00 o piso da PLR e acrescentar uma gratificação de contingente do ACT 2012  no valor de R$ 1.260,00 reais ou 12% de uma remuneração, que será pago integralmente a todos os petroleiros admitidos até a data da proposta. 

Diante deste avanço, a maioria dos sindicatos no Conselho Deliberativo da FUP decidiu indicar a aceitação da nova proposta, entendendo que ela atende à principal reivindicação da categoria que era a isonomia da PLR em relação aos dividendos dos acionistas. Ou seja, romper a lógica da Petrobrás de elevar a remuneração dos acionistas e reduzir a participação dos trabalhadores no lucro e resultados que eles construíram.

A nova proposta é resultado das mobilizações convocadas pela FUP e seus sindicatos e do posicionamento da categoria nas assembleias que estão aprovando o indicativo de greve. Com organização e mobilização, a categoria atendeu aos indicativos da FUP e buscou na luta uma nova proposta de PLR, vencendo as conjunturas econômica e política desfavoráveis aos trabalhadores.

Regramento das PLRs Futuras 

A FUP e seus sindicatos reafirmaram no Conselho Deliberativo a urgência da definição de regras claras, democráticas e justas para as PLRs futuras. Na segunda quinzena de agosto, a FUP irá se reunir com a Petrobrás para dar sequência à negociação da proposta dos trabalhadores para regramento das PLRs futuras.

Oportunismo e divisionismo

Como em todas as campanhas conduzidas pela FUP, os divisionistas, que até aqui nada fizeram para conquistar uma nova proposta de PLR, já estão atacando a Federação e nossos sindicatos. Nos condenam por termos, com mobilização e luta, conquistado uma proposta que avançou significativamente nesta campanha. É preciso um basta a esta forma oportunista de manipular a categoria. Só conquista quem organiza, luta e negocia. Divisão é coisa de patrão.