Petroleiros decidem que assembleias extraordinárias devem voltar a ser feitas nas portas das unidades

 

Sindipetro-PR/SC

Os petroleiros do Paraná e Santa Catarina decidiram que as assembleias cujas pautas tratem de Acordo Coletivo de Trabalho (PLR) e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) serão realizadas nas portas das unidades e as sessões devem contemplar todos os grupos de turno e o horário administrativo, além das sedes. 

 A deliberação foi tomada nas sete assembleias realizadas entre os dias 06 e 08 de maio, que contemplaram as unidades da Repar, SIX, Tepar, Tefran, TTOL, TBG, Teguaçu, Tejaí e UO-SUL.

A pauta sobre o local das assembleias foi uma demanda percebida pela Diretoria do Sindicato. Diante das opiniões divergentes dentro da categoria; uns defendiam que as assembleias extraordinárias voltassem a ser realizadas nas portas das unidades, outros preferiam que elas continuassem nas sedes da entidade; a Direção resolveu convocar assembleias específicas sobre o assunto.

A realização das assembleias apenas nas sedes foi uma decisão da categoria na década de 90 para garantir a liberdade de opinião e manifestação dos petroleiros. Naquela época, sobretudo na greve contra a privatização da Petrobrás, em 1995, havia perseguição aos trabalhadores que se manifestavam contra a empresa. Demissões, punições, entre outras formas de intimidação eram frequentes. 

É importante lembrar que as assembleias de caráter ordinário previstas no estatuto do Sindicato (prestação anual de contas e eleição da comissão eleitoral) seguirão na sede.