Petroleiros debatem organização sindical da categoria em toda América Latina

FUP

Os diretores da Secretaria de Relações Internacionais e Empresas Privadas, Mario Dalzot e Ubiraney Porto

A segunda etapa do Encontro Internacional teve como foco o debate sobre a Organização Sindical e condições de trabalho dos trabalhadores/as petroleiros/as no Brasil e no mundo.

O petroleiro e presidente do Instituto Observatório Social da CUT, Roni Anderson, falou sobre como se organizam os petroleiros no Brasil, fazendo um breve histórico sobre a construção da estrutura sindical, como a criação da CUT, em 1983, que foi a primeira central sindical do país e, o seu funcionamento, até os dias de hoje.

O diretor da Secretaria de Relações Internacionais e Empresas Privadas, Ubiraney Porto, falou sobre o trabalho da Federação em defesa de aproximadamente 320.000 trabalhadores terceirizados da Petrobrás, que são organizados em diversas atividades administrativas e operacionais na empresa. Ubiraney citou as dificuldades que os sindicatos enfrentam em negociar com as empresas prestadoras de serviços, que a cada dia, praticam a precarização do trabalho no setor petróleo, tanto no desrespeito aos direitos dos trabalhadores, quanto à falta de investimento em segurança no ambiente de trabalho, fato que vem causando diversos acidentes fatais com os terceirizados.

Outro representante da Secretaria de Relações Internacionais, Mario Dalzot, também falou sobre o trabalho em defesa dos trabalhadores terceirizados, citando o trabalho da Comissão de terceirização, que se reúne com a Petrobrás a cada dois meses, para tratar de questões relacionadas aos petroleiros terceirizados.

Os demais participantes do Encontro expuseram a situação dos trabalhadores petroleiros na Argentina, Colômbia, Curaçao, China, Nigéria, Peru e Suiça, como a falta de liberdade sindical, por exemplo, e a situação dos petroleiros terceirizados nestes países.

Os debates serão retomados amanhã, a partir das 9h, quando a presidenta da Petrobrás, Maria das Graças Foster, deverá participar do Encontro.