Petroleiros de Urucu relatam greve na provincía petrolífera do interior do Amazonas

Informamos que os companheiros embarcados na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura – BOGPM – em Urucu…

 

Informamos que os companheiros embarcados na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura – BOGPM – em Urucu, iniciaram procedimentos, à zero hora desta segunda-feira, para a parada das unidades de processamento de gás e produção de óleo nesta Unidade de Negócios. A equipe de turno cujo embarque está previsto para a manhã deste dia 24 (terça-feira) deverá se apresentar no terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes com o intúito de manifestar sua adesão ao movimento grevista, seguindo logo após para a sede da UN-AM onde estaremos concentrados, repassando informes e avaliando o quadro nacional. Em Urucu temos as lideranças do sindicato local (Sindipetro PA/AM/MA/AP), além das valorosas lideranças fupistas em nossa base, os companheiros Francisco de Assis Pimentel e Antônio Antiógenes Alves. Em Manaus, estamos em ação coordenada com as lideranças do sindicato local e em apoio incondicional às ações da FUP, eu – Gean Sales, e o companheiro Josélio Alves, entre outros.
Em Urucu, os informes que temos é que foi parada a UPGN 1 e as UPGN 2 e UPGN 3 estão com carga reduzida, em vias de parada, com a produção em poços no campo sendo gradualmente reduzida. Há um contingente mínimo atuando nas operações em área e sala de controle, por questões de segurança operacional, com os demais companheiros aguardando um posicionamento mais claro da empresa dinte da mobilização de greve no quadro nacional. Também o bombeio de petróleo, nafta e GLP foi reduzido em virtude da falta de espaço no Terminal Solimões e adesão ao movimento dos companheiros da Transpetro que operam aquele terminal de tranferência e estocagem.
Informamos também  adesão ao movimento dos companheiros do Porto Encontro da Águas – PEA, que se fizeram presentes, por representação significativa, na manhã desta segunda, em nossa concentração em frente à sede da UN-AM.
Solicitamos a esta Federação que, através de seu sindicato representativo am Manaus – os companheiros do Sindipetro Amazonas, mantenham-nos informados do quadro nacional, manifestando seu apoio à causa petroleira; em especial na manhã desta terça-feira, no terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a fim de dissuadir eventuais companheiros que, por pressão das gerências locais da UN-AM, ainda tencionem embarcar para a BOGPM. Outra preocupação nossa é quanto à estadia de companheiros residentes em outras cidades que evenualmente estejam sendo convocados pela empresa para suprir os quadros de embarque e que se diponham a aderir ao nosso movimento de greve.
Outrossim informamos que a pressão das gerências locais do Ativo da Produção – Operação da Produção e Manutenção – e Recursos Humanos tem sido grandes, inclusive com o embarque de supervisores, engenheiros e gerentes para aquela localidade remota, a fim de retomar a normalidade da produção através de ameaças aos companheiros grevistas.
Maiores informações podem ser obtidas com o companheiro Josélio Alves através do telefone (92) 8808-6059.
 
Sem mais para o momento, saudações petroleiras.
 
Gean da Silva Sales