Petroleiros de três plataformas da Bacia de Campos fazem manifesto em repúdio aos assédios e punições das Petrobrás

Leia a integra do documento enviado ao Sindipetro NF pelos trabalhadores das plataformas Vermelho 1, 2, e 3.





Sindipetro NF

Leia a integra do documento enviaxo ao sindicato.

Manifesto dos Trabalhadores das Plataformas de Vermelho 1, 2 e 3



Contra a COVARDIA do assédio moral e punições aos nossos companheiros e a favor da união de todas as Unidades na resistência aos desmandos gerenciais!
 
Companheiros petroleiros, este manifesto é dirigido não só à categoria, como a toda sociedade. Nós trabalhadores das Plataformas de Vermelho, vimos por meio deste Manifesto, demonstrar nossa indignação e repúdio diante do ato covarde de punição aos companheiros que participaram da Greve por Segurança no dia 22 de Agosto. As informações preliminares são de que oito companheiros receberam diversas punições, de advertências a suspensões. 
Gostaríamos de ressaltar os números e a trágica coincidência dos mesmos. Oito também foram os mortos no Sistema Petrobrás no mês de Agosto, e fora em protesto a essas e todas as 300 mortes nos últimos 16 anos, além de mutilações e doenças ocupacionais, que o Sindipetro/NF chamou a mobilização e os valorosos companheiros democraticamente escolheram participar.

Voltamos a dizer o óbvio: Temos o direito de manifestação e de organização, assegurado na Constituição. Agora temos o dever de manifestar apoio incondicional aos companheiros que utilizaram desses direitos para seguir o indicativo do Sindipetro/NF. O indicativo fora aprovado em assembléia, com a participação de todos os trabalhadores envolvidos, porém apenas uma parte foi punida para incutir o medo em tempos de ACT. Uma prática estúpida e suja que demonstra o despreparo da Gerência da Petrobrás para lidar com os problemas graves de segurança apontados pelo Sindicato e vivenciados diariamente pela categoria.

Gostaríamos de ver o mesmo empenho que a Petrobrás teve em punir os trabalhadores sendo utilizado para resolver seus graves e criminosos problemas de segurança. Para desembarcar os punidos em meio ao Caos Aéreo em tempo hábil, a Companhia disponibilizou em tempo recorde dois vôos, porque o primeiro fora cancelado pelos já conhecidos problemas do transporte aéreo. Enquanto isso, os companheiros de diversas Unidades tiveram que permanecer a bordo por falta de aeronaves para transportá-los. E ainda nos querem passar palestras dizendo que estão fazendo de tudo para contornar o Caos Aéreo. Lamentável! Senhores Gerentes, não querem trabalhar para resolver os problemas de insegurança da Bacia de Campos ao invés de se esforçar para punir os trabalhadores?!

Não aceitamos intimidação!

Se os gestores da Petrobrás tinham como meta semear o medo e colher a discórdia e mansidão cega da categoria, estão muito enganados. Manifestamos nosso apoio e solidariedade a nossos companheiros punidos arbitrariamente pela Empresa, e conclamamos a Bacia de Campos a fazer o mesmo. Registrem em suas reuniões de CIPA denúncias e campanhas contra o assédio moral a que sofremos diariamente em nossas Unidades, por simplesmente cobrar direito à segurança e à vida. Conclamamos também a cobrar ações firmes do Sindipetro/NF para resposta rápida e à altura à Petrobrás, para que estes e outros desmandos não fiquem impunes. Basta de assédio moral! Basta de punições arbitrárias! Basta de mortes! Temos direito à livre manifestação e à vida!

Os trabalhadores unidos não podem ser vencidos!

Ass.: Trabalhadores de PVM-1, PVM-2 e PVM-3