Petroleiros de todo o país protestam contra o desrespeito da Petrobrás nas negociações de PLR

alt
alt

FUP

Nesta segunda, feira, 09, os trabalhadores do Sistema Petrobrás seguiram o indicativo da FUP e seus sindicatos e realizaram o Dia de Mobilização Nacional, em diversas bases do país, contra o desrespeito da Petrobrás com as reivindicações da categoria em relação à PLR. As mobilizações se estenderão ao longo da semana, até o dia 12, que é o prazo estabelecido pelo Conselho Deliberativo da FUP para que a Petrobrás avance nas negociações da quitação da PLR 2011. Caso não haja avanços por parte da empresa, o indicativo é de greve por tempo indeterminado, a partir do dia 20. Os trabalhadores avaliarão os indicativos nas assembleias que começam dia 13 e prosseguem até o dia 19.

Para protestar contra o descaso e falta de proposta da Petrobrás, trabalhadores de norte a sul do país atrasaram a entrada do expediente de hoje, aderindo às mobilizações organizadas pelos sindicatos. Na Reman (AM), Regap (MG), Refap (RS), Replan (Campinas), Recap (Mauá) e Repar (PR), houve atraso de duas horas na entrada do expediente, com adesão da ampla maioria dos trabalhadores de turno e do setor administrativo. No Rio Grande do Norte, o sindicato realizou reuniões setoriais com os trabalhadores da sede da Petrobrás em Natal. Ao longo da semana, haverá assembléias nas demais unidades operacionais e administrativas da Petrobrás no RN, para que os trabalhadores possam aprovar o indicativo de greve por tempo indeterminado, a partir do dia 20, caso a empresa não avance nas negociações que foram retomadas hoje.

Nas bases de Pernambuco, a mobilização foi realizada no Terminal de Suape, com adesão de trabalhadores que também atrasaram a entrada do expediente. O sindicato continuará orientando os petroleiros de PE a seguirem os indicativos de emissão de PT única e operação padrão. Os petroleiros baianos também protestaram contra o desrespeito da Petrobrás, através da paralisação dos ônibus que vão para as unidades da Petrobrás em Salvador. A mobilização reuniu cerca de dois mil trabalhadores. No Espírito Santo, os protestos foram na Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC). Em Duque de Caixas, não houve mobilização devido à forte chuva que atingiu a região.

As mobilizações prosseguem ao longo da semana nas demais unidades operacionais e administrativas do Sistema Petrobrás.