Petroleiros de todo o país estão rejeitando contraproposta apresentada pela Petrobrás

Em assembleias realizadas em todo o país, os trabalhadores das bases administrativas e operacionais do Sistema Petrobrás já estão rejeitando a contrapoposta apresentada pela empresa na última quarta-feira, 10. As assembleias prosseguem até o fim desta semana em todas as bases da Federação.

O Conselho Deliberativo da FUP avaliou a proposta na última quinta-feira, 11, e entendeu que o reajuste proposto pela empresa está muito aquém da reivindicação dos petroleiros e abaixo da média do que tem sido conquistado pelas demais categorias. Formado por representantes de todos os sindicatos filiados e pela direção da FUP, o Conselho indicou a rejeição da atual proposta e estabeleceu prazo até o dia 23 para que a Petrobrás apresente uma nova contraproposta.

A atual proposta de reajuste da empresa representa ganho real para os trabalhadores da ativa entre 0,79% e 1%, bem abaixo dos 5,5% reivindicados pelos petroleiros e da média conquistada pelas categorias que fecharam acordos no primeiro semestre. Estudo do Dieese com base em cerca de 400 negociações coletivas acompanhadas pelo órgão aponta que 45% das categorias que obtiveram ganhos reais conquistaram índices entre 1% e 2% acima da inflação e outros 20% garantiram de 2% a 3% de aumento.

Fonte: FUP