Petroleiros de Minas aprovam mobilização, defesa da democracia e repúdio às práticas antissindicais

A categoria petroleira em Minas realizou assembleias no gramado da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, e na Usina Térmica de Ibirité, encerrando a última assembleia desta rodada na segunda-feira (1/08). Seguindo o indicativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), foi aprovada a participação no calendário de mobilizações nacionais para fazer a empresa avançar na mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Além das mobilizações, as petroleiras e os petroleiros também manifestaram repúdio aos ataques da Petrobrás contra a autonomia e a liberdade sindical e ratificaram o manifesto dos petroleiros em defesa da democracia e do respeito aos resultados das eleições de 2022.

Aprovado pela categoria, o manifesto em defesa das eleições e da democracia soma-se a iniciativa de outras entidades de classe e organizações da sociedade civil que se mobilizam contra a tentativa de golpe orquestrada pelo presidente Jair Bolsonaro. “Em defesa da democracia, dos direitos, da soberania brasileira! As urnas sempre foram seguras! Defendemos as eleições e o respeito incondicional à vontade do povo expressa nas urnas!”, diz um trecho do documento.

Nas assembleias, foi enfatizado que não é justo a retirada de direitos da categoria, enquanto gestores acumulam super bônus e os acionistas são beneficiados com dividendos recordes, às custas dos altos preços dos combustíveis e das privatizações.  A segunda contraproposta da Petrobrás mantém o arrocho salarial e os ataques à AMS, ao regime de turno, à segurança no emprego, à liberdade sindical, entre outras conquistas do ACT. O RH também insiste em não prorrogar a data de fechamento do ACT, que é 31 de agosto, impondo suas propostas goela abaixo da categoria.

“A categoria não se intimidará com as ameaças da empresa. Vamos responder aos ataques da gestão da Petrobrás com mobilizações e unidade”, afirma Alexandre Finamori, coordenador-geral do Sindipetro/MG.

As mobilizações nacionais para o ACT nas bases da FUP e da FNP seguem durante o mês de agosto com atos na RPBC e UTE, em Cubatão, na REPLAN, em Paulínia, no EDISEN, Rio de Janeiro, na REPAR, em Araucária, entre outras.

[Da imprensa do Sindipetro MG]