Petroleiros de Duque de Caxias elegem a Chapa 1 e fortalecem a unidade nacional

A Chapa 1 conquistou 716 votos e a Chapa 2 obteve 458 votos





 Imprensa da FUP

Os petroleiros de Duque de Caxias elegeram a Chapa 1 para levar adiante as lutas da categoria pelos próximos três anos. O diretor da FUP, Simão Zanardi Filho, foi reeleito presidente do Sindipetro, fortalecendo a unidade nacional petroleira.  Após cinco dias de votação, o processo eleitoral no Sindipetro Caxias foi encerrado na sexta-feira, 16. A apuração dos votos se estendeu pela madrugada deste sábado (17). Com um total de 716  votos, a Chapa 1 – Unidade Nacional foi eleita, com apoio da FUP, CUT, CTB e de seus sindicatos filiados. 

A Chapa 2 obteve 458 votos, num total de 1192 votos, dos quais três foram em branco, 10 nulos e cinco inválidos. A FUP parabeniza os companheiros da Chapa 1 e todos os trabalhadores que compareceram às urnas, fortalecendo a democracia sindical, que é a marca principal da organização petroleira. A unidade nacional é o pilar das conquistas e avanços garantidos pela categoria nas lutas e campanhas no Sistema Petrobrás e empresas do setor privado. Ampliar e fortalecer essa unidade é primordial para a organização nacional dos petroleiros. Parabéns aos petroleiros de Duque de Caxias por mais esse exemplo de luta e democracia.

Chapas apoiadas pela FUP venceram 10 das 13 eleições realizadas entre 2010 e 2011

A vitória da Chapa 1 no Sindipetro Caxias encerra um ano marcado pela reconstrução da unidade nacional. As chapas apoiadas pela FUP venceram oito das 10 eleições sindicais realizadas em 2011 (CE, MG, ES, RS, PR/SC, NF, Unificado-SP e Duque de Caxias) e  dois dos três pleitos de 2010 (PE/PB e AM), totalizando dez vitórias.  Os petroleiros apontaram nas urnas que a unidade deve ser reconstruída e a FUP fortalecida. A fundação e filiação do Sindipetro Maranhão, a refiliação do Sindipetro-RS, a assembléia que aprovou por unanimidade a volta do Sindipetro-RJ à FUP, a refundação do Sindipetro Bahia foram fatos que marcaram o ano de 2011.  A FUP reafirmou-se como a entidade que de fato representa os petroleiros nacionalmente, com 15 sindicatos filiados, incluindo o Sindiquímica-BA. No ano que vem, haverá eleições nos Sindipetros Litoral Paulista e Rio Grande do Norte. É fundamental que a unidade prevaleça nessas duas importantes bases, consolidando a força nacional da categoria através de uma entidade de história e luta, como é a FUP.