Sindipetro Caxias
O Sindipetro Caxias realizou em sua sede no dia 20 de abril, o VII Congresso dos Petroleiros de Duque de Caxias – VII CONDUC – quando os trabalhadores da Reduc, Tecam e UTE-GLB presentes discutiram e aprovaram uma proposta de Pauta de Reivindicações e elegeram delegados para a IV Planária Nacional da Federação Única dos Petroleiros – IV PLENAFUP, que será realizada de 6 a 9 de junho, no Assentamento Normandia, do MST, em Caruaru-PE.
Na abertura, o Coordenador Geral da FUP, João Antonio de Moraes, fez uma Análise de Conjuntura do Setor Petróleo, relatando a situação política do país e enfatizando os principais problemas da Petrobrás, como os leilões do petróleo, o desinvestimento e o PROCOP. Moraes analisou o crescimento da terceirização na Petrobrás e o fato de os trabalhadores das empresas petroleiras do setor privado terem menos direitos que os da estatal, o que faz com que essas empresas produzam com menor custo. O Coordenador da FUP destacou ainda a necessidade de reformulação da Lei 5.811/72 e de se estabelecer uma regulamentação para todos os trabalhadores do Setor Petróleo. Abordou também a necessidade do regramento da PLR e que a Plenária irá analisar a proposta que vem sendo negociada. Durante toda a manhã de sábado, os trabalhadores presentes debateram as questões políticas e econômicas envolvendo a luta pelas fontes de energia no mundo.
No período da tarde, foi discutida e aprovada a proposta de Pauta de Reivindicações que o Sindipetro Caxias enviará à IV PLENAFUP. O Congresso aprovou as Pautas de Reivindicações elaboradas em 2011 e 2012 e analisou todas as propostas enviadas para o correio eletrônico que o Sindicato disponibilizou para a categoria enviar suas contribuições. Uma comissão foi eleita para sistematizar as propostas aprovadas que, em breve, serão divulgadas.
Na área econômica, vale destacar que o pagamento do Adicional de Periculosidade fora da RMNR poderá ser o grande debate desta IV Plenária Nacional. A Assessoria Jurídica já alertou a direção do Sindicato que se houver a renovação da clausula 38 com a atual redação, sobre a RMNR, não tem como garantir o pagamento do Adicional na Justiça.
Delegação para
a IV PLENAFUP
O Estatuto da FUP prevê uma proporcionalidade de delegados em relação ao número de associados de cada sindicato filiado. Assim, embora a IV PLENAFUP vá discutir a Pauta completa, o Sindipetro Caxias terá direito a enviar 8 delegados. No VII CONDUC, foram eleitos para representar a categoria os seguintes delegados: Alcântara (Tecam), Carla (UTE-GLB), Sergio Abbade, Eliete , Luís Alberto, Robson, Vítor (Reduc) e Nivaldo (Aposentado).
Cada sindicato filiado pode enviar ainda 3 convidados e 3 assessores, com direito a participar dos debates e fazer propostas, mas sem direito a voto. Com o objetivo de ampliar sua representação, o Sindipetro Caxias disponibilizou estas vagas para o VII CONDUC, sendo indicados: Joacir (Transpetro), Galvão, Hamude, Luciano, Monteiro e Ramos (Reduc).