Petroleiros da Transpetro aprovam greve por assistência à saúde digna

 

Sindipetro-PR/SC

Nas assembleias de segunda-feira (11), os trabalhadores da Transpetro apresentaram uma condicionante para que o plano de ação para a melhoria da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS), proposto pela empresa na última sexta-feira (08), fosse aprovado e, assim, a greve fosse suspensa. Reivindicaram o ressarcimento de 100% das despesas médicas eletivas e emergenciais enquanto não surtirem os efeitos do plano.

A empresa foi comunicada da decisão e ficou de se posicionar até o final do dia. Dessa forma, as assembleias de ontem foram reconvocadas para hoje (12). A resposta à condicionante não atendeu as expectativas (confira ao final da matéria) e gerou muitas dúvidas em relação à aplicação prática dos reembolsos. Porém, a Transpetro, o RH Corporativo e o Compartilhado/AMS se propuseram a realizar reuniões com os empregados, até a quinta-feira (21), para que os gestores responsáveis pela AMS prestem esclarecimentos e apresentem dados mais consistentes sobre o plano de ação.

Nas assembleias desta terça-feira, os petroleiros da Transpetro aceitaram ouvir o que a empresa tem a dizer em relação às propostas de melhorias na AMS, mas aprovaram indicativo de greve para 22 de novembro, com novas assembleias para avaliação no início desse dia.

A crise que a AMS da Transpetro atravessa nos estados do Paraná e Santa Catarina é fruto de problemas de gestão. Pouquíssimos hospitais, clínicas e profissionais credenciados, atendimentos de péssima qualidade e problemas no reembolso são as principais queixas dos petroleiros.

O histórico das soluções apresentadas pela empresa para a AMS é de ações meramente paliativas, o que criou um clima de insegurança e desconfiança na categoria a respeito de qualquer promessa em relação a melhorias no atendimento à saúde.

Resposta da empresa à condicionante:

Orientação para Atendimento AMS

O  Compartilhado  Regional  São Paulo-Sul,  através da gerência de   Serviços   de  Assistência Multidisciplinar    de    Saúde (RSPS/SAMS),  em conjunto com o RH/AMS,   está   atuando   para ampliação  da  rede credenciada na região de Joinville/SC. 
Encaminhamos abaixo, orientações   que   devem   ser pelos  beneficiários até  a conclusão do trabalho em andamento.

:: Atendimentos de Urgência e Emergência

Os beneficiários devem procurar um hospital credenciado, conforme relação anexa, que também está disponível no Busca AMS.

:: Atendimentos Eletivos
Os beneficiários devem procurar recurso (clínicas e profissionais) credenciado, conforme relação disponível no Busca AMS.

Caso o beneficiário não encontre credenciado disponível, favor dirigir-se ao Posto Avançado mais próximo para que a AMS possa analisar uma alternativa para o atendimento solicitado.   

:: Observações

1)   Todos   os  atendimentos devem  respeitar as regras de cobertura  estabelecidas pela AMS. 

2)  A  Livre  Escolha é outra opção de atendimento disponível aos beneficiários, estabelecida em Acordo Coletivo de Trabalho, que efetua reembolso das despesas realizadas, baseado em  referenciais estabelecidos pela AMS, mantendo os critérios de co-participação dos beneficiários.

*Confira nos anexos abaixo a lista da rede credenciada em SC.

Plano de ação apresentado pela Transpetro em 08 de novembro de 2013 em resposta à pauta de reivindicações por melhoras na A.M.S.

1 – Estruturar a gestão local na região norte de Santa Catarina, instalando um posto avançado da AMS na cidade de Joinville;

A TRANSPETRO se compromete a implantar Posto Avançado da A.M.S. em Joinville.

Prazo: 60 dias

Responsável: Luis Carlos Mairins da Fonseca

2 – Cadastramento de novos hospitais, clínicas e especialistas nas regiões de Joinville, Itajaí, Florianópolis

O trabalho já foi iniciado pela região de Joinville e agora entra na fase de visitas técnicas a serem realizadas pela enfermeira Lilian Dóris.

Prazo: avaliação dos resultados em 30 dias.

Responsável: Sueli Costa – Compartilhado/RSPS/AMS/RCR

3 – Estender a rede de atendimento aos municípios de Tijucas, Imbituva e outros municípios.

O Compartilhado/RSPS/RCR estenderá o credenciamento de hospitais e clínicas conforme demandas recebidas dos empregados.

Prazo: em andamento – avaliação dos resultados em 30 dias.

Responsável: Sueli Costa – Compartilhado/RSPS/AMS/RCR

4 – Incluir os trabalhadores da TBG e da BR Distribuidora na AMS, ampliando a clientela e, assim, o interesse no credenciamento de profissionais e serviços na região.

A Companhia continuará envidando esforços para garantir a integração da TBG à A.M.S., ampliando a clientela e, assim, o interesse de profissionais e serviços na região

Prazo: em andamento – avaliação dos resultados em 30 dias.

Responsável: Adriano Bida – RH Corporativo

5 – Respeito ao prazo máximo de 15 dias para reembolso das despesas médicas na livre escolha, conforme estabelecido na 55ª cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2015.

A Companhia se compromete a apresentar uma solução definitiva para a demanda.

Prazo: 30 dias

Responsáveis: Adriano Bida/Petrobrás e Luis Carlos Mairins da Fonseca/Transpetro

6 – Maior empenho e urgência no credenciamento de anestesistas.

O Compartilhado retomou as negociações com as cooperativas de anestesistas. Na conjuntura atual, os postos de atendimento orientarão os beneficiários quanto aos canais adequados para informações dos valores a serem reembolsados.

Prazo: em andamento.

Responsável: Sueli Costa.

Em 30 dias será realizada uma reunião para a avaliação do andamento das ações acordadas.