Após 44 dias de greve por tempo indeterminado na Usina do Xisto, em São Mateus do Sul, o impasse foi resolvido em audiência de conciliação realizada na tarde desta sexta-feira (14), na Sede do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR).
O acordo firmado entre as partes e homologado pelo TRT-PR e também Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) garantiu o restabelecimento do turno com jornada de oito horas e cinco grupo de revezamento, principal reivindicação da categoria.
O documento ainda garante que não haverá impacto nos processos que discutem o interstício (intervalo) de 11 horas em andamento, nem qualquer forma de retaliação ou punição pelo exercício do direito de greve.
Com relação aos dias não trabalhados, ficou pactuado que serão descontados na totalidade, porém em três parcelas (novembro, dezembro e janeiro de 2017) e não implicará em reflexos nas férias e 13º salário.
O acordo foi referendado por assembleia que neste sábado (15), às 16h00, na Sede Regional Sindical de São Mateus do Sul.
Fonte: Sindipetro-PR/SC