Petroleiros da Reman vão completar 24h de greve em protesto contra a morte de operador

alt

alt

alt

 

Os petroleiros da Reman já anteciparam as mobilizações contra a insegurança que assola as unidades das refinarias do Sistema Petrobrás nos últimos meses. Após a notícia do falecimento de Antonio Rafael Santana nesta quarta-feira, 20, os trabalhadores da Reman entraram em estado permanente de greve e paralisaram suas atividades desde às 15h de ontem.

alt

O Sindipetro AM enviou um documento à gerência da Reman, com uma série de reivindicações e mudanças relacionadas ao SMS da refinaria. Às 15h de hoje, além da avaliação e a possível deliberação de continuidade da greve, os representantes do sindicato também vão avaliar a resposta da empresa às reivindicações.

alt

Nesta sexta-feira, 22, haverão mobilizações nacionais convocadas pela FUP e sindicatos, em todas as unidades de refino, onde os petroleiros farão atrasos de duas horas nos turnos e, neste período, as direções sindicais discutirão com os trabalhadores a realização de uma mobilização mais contundente no próximo dia 02.

Antônio Rafael, presente!

Antonio Rafael Santana tinha 26 anos, era engenheiro civil, foi admitido como operador da Petrobrás, há um ano e dois meses, na Unidade de Produção de Urucu, no Amazonas. Há quatro meses, foi transferido para a Reman, em Manaus, onde vive sua família. No dia 16 de agosto, por volta das 22h50, quando deu partida no carro para fazer uma ronda na HDT¨- Unidade de Hidrotratamento da refinaria, o veículo explodiu. A suspeita é de que havia vazamento de gás na unidade. Rafael teve 75% de queimaduras no corpo e, devido ao estado grave de saúde em que encontrava-se, não pode ser transferido para o Hospital da Força Aérea do Rio de Janeiro, referência no tratamento de queimados. Na tarde desta quarta-feira, 20, ele não resistiu e faleceu.

Fonte: FUP