Petroleiros da Regap decidem sobre mudanças no transporte do turno

 

Sindipetro/MG

A nova proposta de transporte de turno na Regap será avaliada e posteriormente será decidida pela categoria. A avaliação é importante para que os trabalhadores testem a proposta da Gerência de Transportes e, só então, decidam se vale a pena aceitar ou não as mudanças. Esse teste também possibilita o trabalhador a mudar de ideia, caso não se adapte ao novo modelo. Portanto, nada será imposto. A decisão final, após a avaliação, é da categoria. Alguns trabalhadores perguntam por que não realizar a votação agora. Não esqueçamos da experiência da Reduc, onde os trabalhadores e o sindicato local eram contra a proposta e a empresa implementou a antecipação sem negociação. O Sindipetro-Caxias ingressou com ação na Justiça, perdeu em primeira  instância e ao recorrer foi surpreendido pela aceitação dos trabalhadores.

O Sindipetro/MG entende que a decisão é da categoria e que temos que esgotar todos os recursos de negociação. Por isso, propomos a realização de um teste para que o modelo proposto seja avaliado na prática antes dos trabalhadores tomarem a decisão final. Temos ainda o exemplo do Terminal de Cabiúnas, em Macaé, onde o Sindipetro-NF também encaminhou a proposta de mudança do transporte para votação com indicativo de rejeição. Após a categoria rejeitar, a direção do Terminal interrompeu a negociação e alguns meses depois implementou a antecipação conjunta do turno e HA para o mesmo horário.

Nas outras unidades da Petrobrás, exceto no Paraná e Rio Grande do Sul, a informação que temos é de que a antecipação do horário existe. Os estudos da Gerência de Transporte da Regap dizem que o impacto de 20 minutos é menor do que os de 30 minutos na antecipação. O Sindipetro/MG irá assinar um Termo Jurídico com a refinaria para formalizar a proposta final, e além disso, irá  manter a mesa de negociação. Mas, a decisão final será da categoria.

Na última segunda-feira, 12, foi realizada uma reunião com a gerência da Regap sobre o assunto:
1 – Troca de Horário para o Horário 2 – A gerência da Regap colocou a condição do carro do turno atendendo, desde que previamente acertada no transporte ou com motorista e não atrase a chegada na refinaria conforme é feito nas demais unidades da Petrobrás.
2 – Troca das três vans por dois micro-ônibus – A gerência da Regap informou que, caso a categoria, após o horário de verão aprove as mudanças, irá mantê-las durante o ano de 2013. Uma nova avaliação poderá ser feita de acordo com a satisfação dos usuários.
3 – Horário do Turno alterado para 30 min ou 1 hora no H3 e H1 – Estender o H3 em 30 minutos ou 1 hora e reduzir o H1 na mesma proporção. Isto dependerá da aprovação do Jurídico Corporativo da Petrobrás. Nossa Assessoria Jurídica tem parecer favorável, pois mantêm a mesma carga horária de THM de 168 horas. Como o tempo excedente nesse horário será compensado no seguinte, ele não gerará hora extra no caso de dobra ou troca.

CARRO 1 – BETIM – Será realizado por uma van. O tempo médio terá uma redução em 15 minutos do que hoje é praticado.
CARRO 2 – BARREIRO – Será realizado por um micro-ônibus e manterá o mesmo percurso. Com a antecipação em 30 minutos, teremos uma redução de tempo em torno de 8 a 12 minutos.
CARRO 3 – VENDA NOVA – Será realizado por um micro-ônibus. Teremos uma redução em média de 20 minutos.
CARRO 4 – CAIÇARA – Será realizado por um micro-ônibus. Teremos uma redução em média de 20 minutos.
CARRO 5 – CENTRAL – Será realizado por um micro-ônibus. Teremos uma redução em média de 20 minutos.
CARRO 6 – CASTELO – Será realizado por um micro-ônibus e não haverá alteração. O tempo reduzido do transporte acontecerá na antecipação do horário entre 8 a 12 minutos.
CARRO 7 – CONTAGEM – Este terá duas vans, sendo uma para região Central e a outra para parte de Contagem e Betim.  A redução no tempo será de 15 minutos.
CARRO 8 – BURITIS – Não haverá mudanças. Continuará sendo realizado por um micro-ônibus. Neste caso, o Grupo 3 será atendido na região do Buritis e terá impacto no tempo somente após a antecipação do horário entre 8 a 12 minutos.
CARRO 9 – GRANDE BH –  Continuará atendendo a Região Metropolitana com um micro-ônibus (Sete Lagoas, Pará de Minas, Nova Lima, Sabará e Lagoa Santa).
CARRO 10 – Região Fernão Dias – Será mantido um micro-ônibus e terá um impacto na redução do itinerário em média de 20 minutos.

OBSERVAÇÕES:
TODOS OS CÁLCULOS DE TEMPO FORAM DADOS PELA GERÊNCIA DO SOP/TRANSPORTE. ASSIM, O TRANSPORTE TERÁ O ACRÉSCIMO DE TRÊS VANS E CONTINUARÁ COM OS DEZ MICRO-ÔNIBUS. OS CARROS 1 E 7 SERÃO DESLOCADOS PARA ATENDER A REGIÃO DE BH. E PARA ATENDER TAIS ITINERÁRIOS SERÃO COLOCADAS TRÊS VANS.