Petroleiros da Reduc ganham galhos de arruda em protesto contra insegurança

Ato em defesa da vida e contra as mortes no Sistema Petrobrás teve adesão maciça dos trabalhadores …





Sindipetro Caxias

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, os trabalhadores da Reduc do Grupo C e do Horário Administrativo deram exemplo de solidariedade ao descerem dos ônibus e entrarem andando na Reduc, em Ato em defesa da vida e contra as mortes no Sistema Petrobrás, convocado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Sindipetro Caxias. A manifestação foi realizada em razão da morte de oito trabalhadores no mês de agosto. Em 2011, foram contabilizadas 11 mortes. Desde 1995 já passam de 300 os trabalhadores mortos em acidentes de trabalho no Sistema Petrobrás.

Logo pela manhã, os trabalhadores do Grupo C desceram dos ônibus do turno e receberam galhos de arruda da direção do Sindicato, já que contam apenas com a sorte para não se acidentarem ou adoecerem nas unidades da Petrobrás. Somente às 7 horas ingressaram na Reduc para trabalhar.

Em seguida, foi a vez dos trabalhadores do Horário Administrativo da Reduc e Tecam mostrarem sua indignação com a política de SMS da Petrobrás que adoece, acidenta e mata. Numa demonstração de solidariedade com as famílias das vítimas dos acidentes ocorridos em agosto, os trabalhadores desceram em massa dos ônibus e entraram andando pelo Arco da refinaria.

Somente após as oito mortes ocorridas em agosto a Petrobrás se dignou a discutir sua política de SMS com os sindicatos da FUP. Finalmente, será realizado um fórum para debater melhorias que garantam a vida, saúde e segurança dos trabalhadores do Sistema Petrobrás, sejam próprios ou contratados. Sejam trabalhadores das refinarias, das plataformas, dos terminais ou dos campos terrestres.

Somos todos trabalhadores e precisamos estar juntos nessa cruzada em defesa das nossas vidas e de voltarmos, ao final da jornada de trabalho, sãos e salvos para as nossas famílias.