Petroleiros da P-18 se manifestam em defesa do patrimônio da Petrobrás e contra corrupção

 

Os trabalhadores de P-18 realizaram uma reunião no dia 3 de janeiro com a finalidade de discutir e apresentar propostas em defesa das boas práticas da Petrobrás e dos milhares de funcionários que não estão envolvidos em atos de corrupção. Leia abaixo a Ata de Reunião e a Nota do Sindipetro-NF.

ATA DA REUNIÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA P-18

Em 03/01/2015, às 20:30h na sala do cinema de P-XVIII, reuniram-se 37 funcionários da Petróleo Brasileiro S.A – Petrobrás. Foi iniciada a reunião com a apresentação de vídeo demonstrando a competência e a grandiosidade da Petrobrás como patrimônio da nação e ao som do hino nacional brasileiro.

Objetivo: Discutir com toda a força de trabalho e apresentar propostas em defesa das boas práticas da Petrobrás e dos milhares de funcionários que não estão envolvidos em atos de corrupção. O nosso entendimento é que devemos agir em defesa dos atos corretos da empresa independentemente de quem é o partido governante.

Realizada a leitura de documento referente ao cenário da crise na empresa, onde foi ressaltado que a Petrobrás não pode diminuir o ritmo de suas atividades em função da crise gerada pelos episódios de corrupção e nem ficar estagnada sob o risco de não conseguir cumprir a meta de dobrar a produção de petróleo e de honrar os compromissos assumidos para a exploração dos campos do pré-sal. As estimativas sobre as reservas do pré-sal são muito elevadas.Também foi ressaltado que as denúncias de irregularidades estão relacionadas a uma minoria e que a maioria do corpo técnico não tem culpa nenhuma e continuam a trabalhar honrando os compromissos da empresa. A Petrobrás foi construída com muito trabalho e está apoiada neste lado sadio do seu corpo técnico.

Nesta reunião foi aprovado por unanimidade que todos os pronunciamentos e as sugestões apresentadas abaixo sejam publicadas em Boletim do Sindicato, no intuito de apontarmos alguns pontos de correção para fortalecer a categoria e a nossa empresa.

Foi franqueada a palavra aos funcionários inscritos, os quais se pronunciaram:

1 – Não podemos aceitar a injúria contra a empresa, como se todos os seus funcionários fossem corruptos. O foco na verdade não são os apontados no ato de corrupção, mas o enfraquecimento da Petrobrás. O nosso sindicato deve fazer manifestações em todas as unidades, chamando a atenção de que não haverá tolerância contra os corruptos e demonstrar para a sociedade que os petroleiros não são corruptos. Defendemos a estatização da Petrobrás através da recompra das ações do mercado neste momento de especulação em baixa.

2 – Entendemos que parte da culpa é nossa, devido a omissão de não denunciar irregularidades visíveis. Foi lembrada também a situação da Petros, que tem administradores ligados ao movimento sindical. Devido a este fato, o sindicato não toma posição, solidários a seus pares.

3 – Existem visões e intenções diferentes apresentadas pela mídia, pois há oportunistas que desejam a privatização e a entrega total do pré-sal para a iniciativa privada. Nós funcionários da Petrobrás, reconhecemos que há problemas de corrupção na empresa, mas, acreditamos que corrigidos estes problemas, poderemos sair mais fortes e mais competentes como empresa brasileira.

4- Devemos realizar um movimento nacional para livrar a empresa da corrupção e afastar os especuladores e inimigos nacionais. Quem tem dúvidas sobre como proceder para falir uma indústria de gás e energia (petróleo), analise o caso da Enron, perceba as similaridades.

5- Nas redes sociais o assunto do momento é a crise na Petrobrás e muitos estão sendo induzidos a crer que a melhor atitude a ser tomada é a privatização da empresa. Vamos utilizar maciçamente estas redes e vamos lançar Slogans e informações sobre a competência desta empresa e o lado sadio do corpo funcional que somos nós! Todas as lideranças da Petrobras devem se envolver nesta campanha.

Se faz necessária a divulgação e união de todos para que a população brasileira saiba a verdade e julgue todos os atos heroicos desta empresa no engrandecimento do nosso país e avalie este momento de crise pontual da nossa história.

NOTA DO SINDIPETRO-NF:

A Diretoria do Sindipetro-NF agradece a iniciativa dos trabalhadores da P-18 e incentiva toda categoria a seguir o mesmo caminho. As sugestões encaminhadas pelo grupo serão debatidas entre os diretores nas suas reuniões de executiva e colegiada.
No que diz respeito à parte que a entidade foi citada comentamos:

1) Sobre a sugestão de realização de manifestações em todas as unidades reiteramos que o Sindipetro-NF estudará a melhor forma de realizar essa campanha em defesa da Petrobrás.

2) Em relação ao fato do sindicato não tomar posição a respeito dos nossos pares na Petros reafirmamos que não teremos tolerância com corruptos e tão pouco com corruptores, independente das pessoas que ocuparem esses cargos.

Fonte: Sindipetro-NF