Petroleiros da Bahia criam o Sindipetro-BA

Categoria decidiu pela dissolução e desmembramento do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico/Petroleiro…





Com informações do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

O Congresso dos Químicos e Petroleiros do estado da Bahia, realizado nos dias 29 e 30 de junho,  decidiu pela dissolução e desmembramento do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico/Petroleiro (BA). Uma assembléia realizada sábado, dia 16, consolidou a decisão da categoria. Na mesma assembléia, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a criação do Sindipetro-BA e Sindquímica-BA.

A decisão da dissolução e desmembramento se deu a partir de uma tese conjunta apresentada por todas as forças políticas que compõem a junta governativa do atual Sindicato, intitulada “Uma nova organização sindical dos trabalhadores do ramo químico e petroleiro da Bahia é possível. Propostas para mudar a atual estrutura e organização sindical dos trabalhadores do Ramo Químico e Petroleiro do Estado da Bahia”. Durante o Congresso foi criada também uma comissão composta por oitos membros da Junta Governativa, sendo quatro de cada chapa,que ficará responsável por acompanhar diretamente todo o processo de dissolução do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico/Petroleiro (BA), a criação dos outros dois Sindicatos, inclusive a separação do patrimônio material. Ficou decidido ainda que será contratada uma empresa especializada para acompanhar a questão da divisão patrimonial. Esta comissão também discutirá com o Sintec (entidade que representa os trabalhadores do Sindicato) o destino dos funcionários no processo de desmembramento.

Eleição definiu proporcionalidade das novas direções

Entre os dias 04 e 08 de julho, os químicos e petroleiros da Bahia realizaram o terceiro escrutínio para eleger as novas diretorias dos dois Sindicatos. O resultado do processo eleitoral respeitou a proporcionalidade, conforme critérios que foram estabelecidos no Congresso da categoria. No Sindipetro-BA, a composição será realizada de acordo com o resultado da eleição: Chapa 1 obteve 39,82% dos votos (1.237) e a Chapa 2 conquistou 60,18% (1.869). No Sindicato dos Químicos-BA a nova direção será formada proporcionalmente aos 77% dos votos obtidos pela Chapa 1 (1.777) e 23% da Chapa 2 (530).