Petroleiros da Bacia de Campos fazem mobilização por segurança

É a operação Chega de Contar com a Sorte, que conta com adesão dos trabalhadores das plataformas e do Terminal de Cabiúnas





Com informações do Sindipetro-NF

Os petroleiros da Bacia de Campos realizam nesta segunda-feira, 16, mais uma grande mobilização por segurança. É a operação Chega de Contar com a Sorte, através da qual os trabalhadores das plataformas e do Terminal de Cabiúnas denunciam as condições inseguras de trabalho na Petrobrás e cobram da empresa mudanças drásticas na política de SMS. A mobilização  também foi convocada para marcar a passagem dos 26 anos da tragédia de Enchova e para que a categoria mostre que está indignada com a face triste da Petrobrás que ganhou as manchetes da imprensa nos últimos dias. Não basta o sindicato denunciar, os orgãos fiscalizadores atuarem e a imprensa divulgar. É preciso que os trabalhadores mostrem toda a sua reprovação em relação às suas condições de trabalho.

Depois da sequencia de mobilizações, denúncias e ações que resultaram na interdição da P-33, é hora da categoria mostrar mais uma vez que está indignada com as condições desumanas a que está submetida, sendo tratada como peça descartável na indústria de produção de lucros a todo custo.
Além da observação rigorosa de todos os procedimentos de segurança, o Sindipetro-NF indica que os trabalhadores produzam um relatório que indique os problemas mais críticos da unidade. O objetivo é formular um quadro atualizado com os problemas mais graves da Bacia.

A Petrobrás minimiza a insegurança, dá respostas evasivas e burocráticas quando é acusada de negligência, e é necessário que os trabalhadores produzam, por si mesmo, informações confiáveis sobre a situação nas plataformas e em Cabiúnas.

Em entrevista à Rádio NF, o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, elogiou a categoria petroleira pela mobilização de hoje, que está sendo realizada por 11 plataformas e pelo Terminal de Cabiúnas.

Segundo ele, os trabalhadores avançam em um trabalho de conscientização sobre a importância de se manifestar também sobre questões ligadas à segurança no trabalho. O sindicalista afirmou que começa a perceber uma mudança de discurso na própria Petrobrás em relação ao tema.

“Quem tem observado as falas da empresa deve ter notado que já começam a admitir a necessidade de promover ajustes na área de segurança. Tivemos informações de que a Petrobrás determinou às gerências que fizessem um levantamento rigoroso sobre a segurança nas plataformas”, disse Rangel.

Para o coordenador do NF, esta é uma mostra de que a mobilização dos trabalhadores está dando resultado.

A Operação Chega de Contar com a Sorte continua hoje até às 24h. Plataformas que não realizaram assembleias ainda podem aderir ao movimento.