Petroleiros começam a eleger delegados para a I Plenafup

Com o tema “Somos todos trabalhadores”, a I Plenária Nacional da FUP começa dia 02 de julho…

Imprensa da FUP

Com o tema “Somos todos trabalhadores”, a I Plenária Nacional da FUP começa dia 02 de julho, no Assentamento do Cotestado, na cidade de Lapa, no Paraná. Serão três dias de debates, onde os delegados eleitos para representar a categoria discutirão temas atuais da conjuntura política nacional e internacional, assim como pautas de negociação e campanhas reivindicatórias, organização sindical, saúde e segurança, previdência, entre outros questões.

A escolha de um assentamento do MST para sediar a I Plenafup fortalece a unidade de classe dos petroleiros com os trabalhadores rurais, que sempre estiveram presentes nas principais lutas da categoria.  A FUP e seus sindicatos estão realizando obras de infra-estrutura e melhoria das instalações do assentamento, cujos investimentos trarão importantes benefícios não só para as 108 famílias que vivem no local, como para a Escola de Agroecologia, que recebe trabalhadores rurais de várias regiões da América Latina.

 

Os sindicatos já estão realizando congressos regionais e assembléias para discutir as propostas da categoria que serão levadas para a I Plenafup e eleger os delegados que representarão os trabalhadores neste fórum nacional. Conforme estabelece o novo estatuto da FUP (aprovado no ano passado, durante o XIV Confup), a plenária substitui os congressos anuais. O Congresso Nacional passa a ser realizado a cada três anos para eleição da diretoria da Federação e demais deliberações.

 

Congressos regionais

Sindipetro-ES – conclui neste sábado (06) seus debates regionais e eleição de delegados;

 

Sindipetro-PE – dia 06, no CEPE de Pernambuco (debates e eleição de delegados);

 

Sindipetro-PR/SC – dia 06, na sede do sindicato, em Curitiba (debates e eleição de delegados)

 

Sindipetro Unificado-SP – dia 11, na Regional São Paulo, com participação das oposições reconhecidas pela FUP (eleição de delegados será feita em assembléias nas bases);

 

Sindipetro-Caxias – dia 13, na sede do sindicato (eleição dos delegados é feita no Congresso Regional e nas assembléias de base)

 

Sindipetro-NF – de 15 a 17, na sede de Campos (debates e eleição de delegados);

 

Sindipetro-MG – 15 a 17, na sede do sindicato (debates e eleição de delegados);

 

Sindipetro-AM – de 19 a 21, na sede do sindicato com participação da oposição do Pará (debates e eleição de delegados);

 

Sindipetro-RN –  dia 20, no SESC de Natal (debates e eleição de delegados);

Sindipetro-CE – dia 20, na sede do sindicato