Petroleiros coletam assinaturas na Câmara para projeto de plebiscito sobre o futuro do Pré-Sal

Nesta quarta-feira, 10, dirigentes e militantes da FUP e de seus sindicatos iniciaram em Brasília uma força tarefa para coleta de assinaturas dos deputados federais em apoio ao Projeto de Decreto Legislativo que convoca a realização de um plebiscito para que a população se posicione sobre o futuro do Pré-Sal. A proposta de consulta popular foi feita pela Federação e referendada pelos deputados federais Henrique Fontana (PT/RS), Wadih Damous (PT/RJ), Chico D`Ângelo (PT/RJ), Paulo Teixeira (PT/SP), entre outros, que protocolaram na terça-feira (09) o projeto, que precisa da subscrição de pelo menos 171 parlamentares para que seja acolhido pela Câmara.

  “O Pré-Sal é a maior riqueza que o nosso país possui. Por isso, entendemos que o povo brasileiro é que deve decidir o que fazer com esse tesouro. Entregar às multinacionais, como querem os parlamentares que apoiam o PL 4567, ou garantir que o Estado reverta os recursos gerados pelo petróleo em benefício de toda a sociedade? A população precisa ser ouvida e se posicionar sobre o que devemos fazer com o Pré-Sal. Trata-se do futuro dos brasileiros”, afirma o coordenador da FUP, José Maria.

Impedir a entrega do Pré-Sal

O Projeto de Lei 4567/16, de autoria do então senador José Serra (PSDB/SP), atualmente ministro das Relações Exteriores do governo interino do golpista Michel Temer, acaba com a obrigatoriedade legal da Petrobrás ser a operadora exclusiva do Pré-Sal, transferindo para as multinacionais o controle destas reservas. Além disso, o projeto põe fim à garantia de participação mínima de 30% que a estatal brasileira tem nas áreas do Pré-Sal.

O PL 4567/16 já foi aprovado no Senado e pode ser colocado em votação a qualquer momento no plenário da Câmara dos Deputados Federais. Para impedir que um patrimônio tão estratégico para o país, como é o Pré-Sal, caia nas mãos das multinacionais, a FUP e seus sindicatos vêm realizando uma série de mobilizações, desde o ano passado, quando o projeto começou a tramitar no Senado.

 

Em apenas dois clicks, mande e-mail para todos os deputados

Uma das formas de pressionar os parlamentares é enviar e-mails a todos os deputados federais, cobrando que se posicionem contrários ao PL 4567. Acessando na internet a página www.presalemjogo.com.br, qualquer pessoa pode, em apenas dois clicks, se manifestar em defesa do Pré-Sal, disparando de uma só vez e-mails para todos os deputados, cobrando que votem contrários ao projeto que entrega o petróleo brasileiro às multinacionais. Participe e ajude a divulgar o site, cujo conteúdo também pode ser acessado nas redes sociais: www.facebook.com/PreSalEmJogo

Fonte: FUP