Petroleiros cobram mudanças na política de SMS no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho

Esta terça-feira, 28 de abril, é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças…

Imprensa da FUP

Esta terça-feira, 28 de abril, é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.  Em todo o mundo, a classe trabalhadora organizada se manifesta neste dia, lembrando aqueles que morreram, sofreram mutilações e adoeceram, ao serem expostos a condições inseguras de trabalho. No Sistema Petrobrás não é diferente. A FUP e seus sindicatos não se cansam de denunciar e cobrar providências e responsabilidade da empresa com os acidentes ocorridos.

Por isso, nesta terça-feira,  vamos lembrar cada companheiro e companheira que foram vítimas da política de insegurança da Petrobrás. Vamos fazê-los presentes e perpetuar em nossas memórias a dor de seus familiares para que transformemos o luto em luta. Em nome de todos os trabalhadores que morreram em acidentes no Sistema Petrobrás, exigimos um basta à atual política de SMS da empresa.

Nos últimos dez anos, foram 166 companheiros mortos. Queremos a garantia de que voltaremos vivos para casa ao final de cada jornada de trabalho. Por isso, não podemos permitir que explosões, vazamentos, esmagamentos, quedas de aeronaves e tantas outras tragédias anunciadas sejam esquecidas e reduzidas pela Petrobrás a frias estatísticas de relatórios e estudos que nunca dão em nada.

ESQUECER JAMAIS

Em 1969, no dia 28 de abril, uma mina explodiu nos Estados Unidos, matando 78 mineiros. A tragédia fez com que os trabalhadores passassem a reconhecer esta data como o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho reconheceu oficialmente o dia 28 de abril em seu calendário de luta.

No ano seguinte tiveram início no Brasil as primeiras manifestações sobre a data, que foi reconhecida oficialmente em 2005. A Petrobrás, no entanto, não inclui em seu calendário de ações e atividades de SMS o dia 28 de abril.