Petroleiros cobram abertura de inquérito contra gestores da insegurança

Os petroleiros presentes ao 13o Congrenf realizaram um ato na manhã de hoje contra as mortes na Bacia de Campos. Por volta das 8h30 saíram em passeata percorrendo as ruas de Macaé carregando cruzes e um caixão para denunciar a gestão de insegurança nas empresas de petróleo.

O movimento seguiu até a delegacia de Polícia Civil, onde o Coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda e o diretor Tezeu Bezerra, acompanhado protocolaram um pedido de abertura de inquérito sobre as atuais condições de segurança que os gestores da Petrobrás vem expondo a categoria petroleira. O pedido foi feito com base no artigo 132 do Código Penal (veja abaixo) para evitar que novas mortes venham a acontecer.

“Os trabalhadores estão unidos e a gente, enquanto Sindipetro-NF não podemos aceitar isso parados. Por isso estamos na rua e pedimos essa abertura de inquérito contra essa gestão de insegurança” – comentou Tezeu Bezerra, diretor do Sindicato.

Em paralelo, a representantes da categoria mantinham o ato na porta da Delegacia, panfletando um boletim feito especialmente para a data. Durante o ato, o Delegado de Polícia Civil se prontificou a receber o Sindipetro-NF para entender melhor a denúncia.

Os petroleiros retornaram em passeata pelo calçadão da Av. Rui Barbosa até o Sindipetro-NF. Durante todo o trajeto receberam apoio da população que se manifestava de alguma maneira, ou aplaudindo ou fazendo algum comentário positivo sobre o movimento.

Artigo 132 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 132 – Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente:

Pena – detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

Parágrafo único. A pena é aumentada de um sexto a um terço se a exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestação de serviços em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. (Incluído pela Lei nº 9.777, de 1998)

Fonte: Sindipetro-NF