Petroleiros brasileiros são destaque em Congresso Internacional da UIS/FSM

 

FUP

Diretor da FUP é eleito secretário geral adjunto da União Internacional Sindical do Ramo de Energia

Petroleiros das bases da FUP no Norte Fluminense, Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas participaram do Congresso da União Internacional Sindical do Ramo de Energia (UIS), realizado dias 29 e 30 de novembro, em Caracas, na Venezuela. A FUP enviou uma representação com três dirigentes, que, junto com outros 12 trabalhadores brasileiros, formou a segunda maior delegação do congresso. O diretor da FUP, Aldemir Caetano, foi eleito para a nova diretoria da entidade, onde ocupará a Secretaria Geral Adjunta. Outro petroleiro fupista, Norton Cardoso de Almeida, diretor do Sindipetro-NF, também passará a integrar a diretoria da UIS.

O Congresso discutiu questões que estão na ordem do dia da agenda da classe trabalhadora, como soberania energética e alimentar, sustentabilidade ambiental, defesa dos recursos naturais, reconhecimento da água e energia como bens da humanidade e não mercadorias, fortalecimento das organizações sindicais para garantir melhores condições de trabalho,  combate à terceirização e à precarização, entre outras pautas.

O fortalecimento da unidade dos trabalhadores foi destacado como um dos principais instrumentos para integração das políticas desenvolvimentistas que têm alterado a correlação de forças na América Latina. O congresso contou com a participação de 57 delegados de vários continentes. A Venezuela, país que sediou o evento, foi responsável pela maior delegação (20 trabalhadores), seguida pelo Brasil, que enviou 15 trabalhadores do setor energético, a maioria deles petroleiros.